segunda-feira, 28 de julho de 2008

Novos Baianos - Acabou Chorare






O Brasil tem nos Novos Baianos um de seus maiores expoentes musicais, produto legitimamente nacional.
Com uma fusão sensacional de samba, rock, frevo, baião, choro e qualquer outra coisa mais que coubesse no liquidificador da banda, os Novos Baianos conquistaram prestígio e respeito nos anos 70, angariando fãs tanto da MPB quanto do rock, principalmente por ter em sua formação um dos maiores guitarristas do Brasil e, sem nenhum exagero, do mundo: Pepeu Gomes.
Pepeu Gomes é um dos primeiros guitarristas virtuose de nosso país, claramente influenciado pelo escola de Jimi Hendrix e dono de uma técnica apurada, veloz e precisa.
Andou gravando umas besteiras nos anos 80 mas ainda é um de nossos poucos guitar hero.
Acabou Chorare (1972), segundo álbum da banda, é uma paulada na moleira, ôchi!
Contando com o apóio do grupo A Cor do Som do qual Pepeu Gomes era integrante, os Novos Baianos foi muito feliz ao gravar esse trabalho, onde pode-se ouvir uma canção melhor que outra, clássico absoluto da música brazuca.
Clássicos imediatos: Brasil Pandeiro, Preta Pretinha, a paulada Tinindo Trincando, onde Pepeu dá uma aula de guitarra, e Mistério do Planeta, com um solo colorido, mágico e nervoso de Pepeu Gomes, em um dos momentos mais importantes da história da guitarra rock de nosso lindo Brasil.
Os Novos Baianos era formado por um verdadeiro timaço, contando com Moraes Moreira (vocais e violão), Baby Consuelo (vocais e percussão), Paulinho Boca de Cantor (vocais e percussão), Dadi (baixo) e Jorginho (bateria).
Se você é brasileiro e não desiste nunca, ouça Acabou Chorare e veja o porque o músico brasileiro é um dos mais completos e versáteis do mundo, não devendo nada para gringo nenhum.

Download.