sábado, 1 de novembro de 2008

Azymuth - Azymuth












Primeiro disco do trio carioca de jazz/funk lançado em 1977, até assusta um pouco na primeira música, Linha Do Horizonte. Não que seja ruim, mas pelo fato da música ter sido massacrada de tanto tocar nas rádios a impressão que se tem é que parace mais um disco do Ivans Lins, ou seja, chato pra caramba.
Bem comedido e sem virtuosismo o Azymuth conduz as músicas de maneira bem light e agradável, com muito estilo e swing que só o músico brasileiro possui, como em Brazil e Seems Like This, com vocais muito bonitos e o baixo pulsante de Alex Malheiros.
José Roberto Bertrami leva com desenvoltura seu Piano Fender Rhodes, porém de maneira cuidadosa para não carregar a bela harmonia da canção.
Em Caça A Raposa, mais uma vez Alex Malheiros aparece com seu baixo de timbre onipresente e marcante enquanto o baterista Ivan Conti divide sua atenção entre a bateria e alguns instrumentos de percussão. A cama perfeita para, mais uma vez, Bertrami desfilar as harmonias de seus teclados.
O trio dá uma acelerada em Wait For My Turn e Malheiros também parte para o violão, enquanto o restante da banda faz os contra-pontos, deixando algumas lacunas propositalmente.
A melhor música geralmente fica no fim do disco ou no padrão CD, pode ser também a número 6 ou 7. Nesse caso é a última música, Periscópio, onde o Azymuth resolve soltar as amarras.
Muito agradável e sossegado esse Azymuth, procure também por Telecommunication (1982).