Após uma rápida passagem pelo U.K., porém marcante, Bill Bruford lançou-se em uma bem-sucedida carreira solo, conquistando muito respeito entre o apreciadores e músicos de jazz-rock e fusion.
Formou sua própria banda, Bruford, e em 1980 lançou seu terceiro álbum intitulado Gradually Going Tornado, que contava com um time de primeira: o espetacular baixista Jeff Berlin, o tecladista Dave Stewart e o guitarrista John Clark.
Músicas densas e inteligentes, virtuosismo frenético e técnica peculiar contrastam com o vocal sem expressão de Jeff Berlin. Talvez esse um charme a mais nesse tabalho pois sua voz caiu como uma luva no som de Bruford, contrastando com toda a massa sonora de Gradually Going Tornado.
Age Of Information, Gothic 17 e The Sliding Floor representam bem esse contraponto entre uma banda soberba e um vocalista bastante cauteloso, mas não menos genial.
Plans For J.D. é agradabilíssima, a mais tranquila do album digamos assim, e Land's End fecha o trabalho com chave de ouro. Uma peça instrumental de mais de dez minutos, cheia de nuances e espaço para todos os músicos apresentarem suas habilidades incríveis, e como todo o album, muito equilibrada.
Senha / password: camaradeeco.blogspot.com