O If é uma banda inglesa de rock progressivo fortemente influenciada pelo jazz. Surgida em 1969, sua produção foi de oito álbuns até o ano de 1975, quando encerrou suas atividades.
Na verdade não sei se é apropriado classificá-los como rock progressivo tamanha influência do jazz em sua música, mas tenho certeza que pela proximidade com o rock vai agradar muito aos fãs do estilo.
A banda tinha um grande diferencial por contar em sua formação dois saxofonistas, Dick Morrissey (que também era flautista) e Dave Quincy. Esse tipo de formação injetava muito gás à sonoridade do If, que também contava com J.W. Hodkinson (vocais), John Mealing (teclados), Daryl Runswick (baixo), Terry Smith (guitarra) e Dennis Elliott (bateria).
Essa formação gravou seu debut, intitulado simplesmente If (1970), um grande álbum cuja sonoridade agradável se vale e muito pela presença dos dois saxofones e timbragem que nada agride aos ouvidos, pelo contrário, o guitarrista Terry Smith por exemplo faz uso de uma guitarra limpa, sem muitos efeitos, talvez até uma Gibson semi-acústica.
Em 1972 Dick Morrisey foi obrigado a se retirar dos palcos devido a problemas de saúde, mas continuou gravando os discos do If, apesar de não conseguir repetir a mesma formação em cada um deles.
O mínimo que posso escrever a respeito de If, o álbum, é arrepiante e delicioso. O mix de metais e jazz-rock desenvolvido pela banda é extremamente agradável, como em Woman Can You See (What This Big Thing Is All About)? ou What Did I Say About That Box, Jack?
Senha / password: camaradeeco.blogspot.com