sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Peter Banks - Two Sides Of Peter Banks






















Para quem não lembra, Peter Banks foi o primeiro guitarrista do Yes, vindo do Syn juntamente com o baixista Chris Squire.
Injustiçado talvez, deixou o Yes logo após o lançamento de Time And A Word (1970) por divergências musicais.
Formou o Flash em seguida, mas também não durou muito, apenas dois anos.
Digo injustiçado porque Peter Banks é um excelente guitarrista e estava indo bem no Yes. A sorte do grupo é que encontrou um tal de Steve Howe pelo caminho, mas essa é outra história...
Peter Banks lançou seu primeiro trabalho solo, Two Sides Of Peter Banks, no ano de 1973, paralelo aos trabalhos do Flash. Contou com a colaboração de músicos incríveis como o baterista do Genesis, Phil Collins, os guitarristas Jan Akkerman (Focus) e Steve Hackett (Genesis), o baixista John Wetton (King Crimson) e seus companheiros de banda Ray Bennett (baixo) e Mike Hough (bateria).
Em Two Sides... Banks dá um passo a mais em um trabalho instrospectivo e minimalista, sem no entanto, repetir a fórmula do Yes ou Flash. É claro que seu estilo próprio, característico e marcante faz valer nesse grande trabalho, como na viajante e cheia de improvisos Stop That! ou em Knights. Mostra também total domínio e desenvoltura ao violão nas excelentes Beyond The Lonliest Sea e The White House Vale.
Continua na música, lançando alguns poucos trabalhos solo e deixando a marca de uma guitarra furiosa e veloz.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com