O grande barato do blog é a não-obrigação editorial, ou seja, você pode conduzí-lo da maneira que achar mais conveninente e interessante para aqueles que possivelmente farão a leitura.
Joaquín Rodrigo é extremamente importante em minha vida, em especial essas duas obras de sua autoria. Minha mulher, Margareth, é apaixonada pelo compositor e eu, como fã de Emerson Lake & Palmer, vibrei quando ouvi Fantasia Para Un Gentilhombre original, depois revisitada pelo trio no péssimo Love Beach (1978).
Bem rápido: nos casamos em uma ilha, no meio de um açude dentro de uma belíssima fazenda aqui em minha cidade, Mococa. Casamento rural às 16H no inverno. Trilha sonora: Joaquín Rodrigo, Ry Cooder e até Black Sabbath com Laguna Sunrise. Guardamos conosco essa lembrança inesquecível.
Pois bem, vamos ao que interessa: Joquín Rodrigo (1901-1999) foi um pianista e compositor espanhol nascido na cidade de Sagunto, província de Valência. Cego praticamente desde infância, escreveu inúmeras obras e concertos conceituados. Uma de suas características mais marcantes é o colorido e a alegria de suas composições, algo realmente emocionante.
Escreveu Concierto de Aranjuez em 1939 e Fantasia Para Un Gentilhombre em 1954.
Minha mulher comprou Joaquín Rodrigo em vinil de um amigo há uns doze anos, uma edição de 1976 da Grammophon Deutsche que trouxe muita felicidade para nós.
Espero que baixe essa maravilha e sinta a alegria e emoção das composições executadas magnificamente por Narciso Yepes ao violão.
Obs.: a imagem acima reproduz a edição do LP mencionado, diferente da edição em CD.
Senha/password: camaradeeco.blogspot.com