domingo, 25 de janeiro de 2009

Peter Banks Empire - Mark I



















Peter Banks foi o primeiro guitarrista do Yes, entre 1968 e 1970. Após sua saída da banda, formou o excelente Flash, que também não durou muito.
Entre 1974 e 1978 participou de um projeto menos conhecido, intitulado Empire Featuring Peter Banks.
Não é tão original e fascinante pois repete a fórmula criada pelo Flash mas ainda assim vale pelo grande trabalho de Banks como guitarrista e compositor.
Produziram Mark I em 1974 e Mark II em 1977, e um terceiro em 1978, Mark III, com demos da banda. Nenhum desses trabalhos foram lançados à época de sua gravação pois Peter Banks não encontrou gravadora interessada em lançá-los.
Somente na década de 90 o selo One Way lançou os três discos, trazendo à tona um material talvez dispensável musicalmente mas de importância histórica pois são os registros de Peter Banks na segunda metade dos 70's.
Quem canta no Empire é a esposa dele, Sydney Foxx. Pelas características de sua voz, é bem provável que seu desempenho seria melhor em uma banda pop, mas há algumas passagens bem interessantes no álbum, como a música Shooting Star.
Musicalmente ainda prefiro o excelente Flash mas não podemos simplesmente ignorar esses registros pois sua importância histórica é muito grande.
É o testemunho de um músico que andou sumido na segunda metade dos anos 70, batalhando nos bastidores à procura de contratos com gravadoras que ignoraram sua arte.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com