Roy Harper é um músico britânico muito querido por outros músicos britânicos, por sua trajetória e simpatia. Gente como Jimmy Page, Robert Plant e Ian Anderson são apreciadores confessos da obra de Roy Harper, mesmo sendo contemporâneos.
Essa afinidade é tão grande que o próprio Led Zeppelin o homenageou em Led Zeppelin III (1970), através da música Hats Off to (Roy) Harper, além de participações de Jimmy Page em alguns trabalhos e shows de Harper.
Essas homenagens não pararam por aí. O Pink Floyd também o homenageou em Wish You Were Here (1975), ao convidá-lo para cantar em Have A Cigar.
Valentine é um album fantástico, singular... único. Retrata muito bem o grande prestígio desse músico britânico ao relacionarmos as participações especiais: Jimmy Page, Keith Moon e Ian Anderson, entre outros.
Mas muito mais interessante que as participações, é a coleção de canções que compõe Valentine. Sofisticação, energia, complexidade e harmonias que podem agradar até o mais quadrado dos seres humanos.
Vide, por exemplo, a jazzy Acapulco Gold ou o mais puro folk Commune, que até lembra um pouco Mother Goose, do Jethro Tull, no começo.
Disco bom é aquele que proporciona sensações adversas ao longo de sua audição, como o rock 'n' roll Male Chauvinist Pig Blues ou o folk/blues totalmente torto e maluco de Magic Woman.
Bem-vindo aos 70's, a década das grandes descobertas e fusões.