Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

The Chieftains - 5







Outro importante representante da música tradicional irlandesa, obviamente The Chieftains 5 (1975) é o quinto álbum do grupo Chieftains.
Assim como seu conterrâneo Planxty (também postado aqui no Câmara), o Chieftains levou ao mundo a cultura musical de seu país tendo mais de 30 álbuns lançados, entre discos de estúdio, ao vivo e em colaboração com outros músicos, como Van Morrison e James Galway.
Um trabalho instrumental apuradíssimo, riquíssimo em detalhes, sons e timbres tipicamente irlandeses.
Muito mais que um simples álbum, ouví-lo é a conexão com uma cultura distinta da nossa, um dos inúmeros motivos pelos quais vale a pena conhecê-lo, sem falar no prazer indescritível que proporciona. Garanto ser uma viajem sem sair da poltrona.
O músicos que compõem o Chieftains são: Michael Tubridy (flauta, concertina e tin whistle), Seán Potts (tin whistle), Paddy Moloney (uilleann pipes e tin whistle), Martin Fay (fiddle), Derek Bell (harpa, oboé e tiompán), Seán Keane (fiddle), Peadar Mercier (bodhrán e bones) e Ronnie McShane (bones).
Vale lembrar que muitos dos instrumentos aqui descritos são tipicamente irlandeses, como instrumentos de sopro, apitos e uma espécie de gaita de fole irlandesa.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com