Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Led Zeppelin - The Song Remains The Same

A história de Song Remains The Same é um tanto curiosa pois trás um mix de registros de três noites no Madison Square Garden, Nova York, entre 27 e 29 de julho de 1973, durante a tour americana daquele ano.
Porém, o LP duplo só foi lançado em 28 de setembro de 1976 como trilha sonora do filme de mesmo nome, que chegou aos cinemas apenas algumas semanas depois, em 20 de outubro.
Utilizando um estúdio móvel, Eddie Kramer gravou os concertos e mixou o material nos estúdios Electric Lady em Nova York e Trident Studios em Londres.
A crítica na época considerou sua gravação um tanto pobre para os padrões do Led Zeppelin e até mesmo o guitarrista Jimmy Page adimitou que aqueles takes não eram as melhores amostras do Led ao vivo.
E foi além: talvez para amenizar um pouco o impacto nem tão positivo do lançamento do álbum, chegou a declarar que não o olhava exatamente como um “disco ao vivo” mas sim como uma trilha sonora.
O fato mais interessante e importante dessa história toda é que os fãs estavam sedentos por um disco oficial ao vivo do grupo e ninguém deu bola para esses detalhes. The Song Remais The Same chegou ao primeiro posto dos charts britânicos e no segundo dos americanos, mais precisamente da Billboard, ainda em 1976.
O Led foi muito pirateado nos anos 70 e é provável que encontremos nos dias de hoje, apresentações melhores e mais furiosas que a de Song Remains The Same, mas esse foi o único material que a banda pôde disponibilizar naqueles anos e com certeza ficou marcado no coração daqueles que hoje tem mais de 45 anos de idade, com suas versões históricas de Moby Dick, No Quarter, Stairway To Heaven, Dazed And Confused e The Song Remains The Same.
A capa foi muito bem elaborada pela empresa Hipgnosis e não trazia uma foto sequer do grupo.
O relançamento em CD em 2007 trouxe várias outras músicas que não estavam na edição original, com cerca de 30 minutos a mais de gravações.
Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham fizeram história com um álbum maravilhoso e muito bem planejado.
Aliás, planejamento era algo que o Zeppelin tinha de sobra, a cargo de seu sempre competente manager Peter Grant.
Termina aqui uma pequena série de postagens que, espero, tenha divertido todos vocês como foi divertido e gratificante para mim.
Abraços!

Vide comentários.