Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 29 de março de 2008

Deep Purple - The Bootleg Series 1984-2000 Disco 1 - Highway Stars


ATENÇÃO: esses itens são recomendados apenas àqueles fãs de Deep Purple que têm a curiosidade de vê-los na nascente de seu retorno, ou seja, no ano de 1984, até o ano de 2000.
À partir de hoje, começo uma série de postagens de seis bootlegs duplos que, por uma razão ou outra, foram oficializados pela gravadora da banda (talvez), no ano de 2000, sob o título de "The Bootleg Series 1984-2000".
Acredito eu que, por tratar-se de itens raros e de grande procura, foram adicionados à box, sem nenhum tipo de alteração, inclusive alguns CD's contém erros de grafia.
Resumindo: não há nenhum tratamento sonoro e nem de layout quantos às capas originais, respeitando o lançamento não-oficial original. É provável que tenham tomado essa iniciativa de lançamento pelo simples fato de tratar-se de registros históricos mesmo, afinal de contas, não há até o presente momento, nenhum lançamento oficial, por exemplo, relacionado a turnê de 1984.
Caros amigos, de uma foma em geral, esses seis CD's possuem qualidade sonora muito baixa - os três primeiros títulos são horríveis e os três últimos, bom ou muito bom.
Sugiro que acompanhem atentamente as resenhas que farei durante essas postagens, para que não se sintam, digamos, enganados pela inevitável atração de baixar um item que não corresponda às suas expectativas imediatas. Sugiro também, àqueles que por ventura façam o download dos albuns com baixa qualidade sonora, que utilizem um bom par de fones de ouvido. Assim, o resultado sonoro é melhor, bem como faço agora, enquanto faço essa resenha e ouço o album em questão...
Era 1984 e o Purple estava com muita disposição e boa vontade para recuperar o terreno perdido. Ian Gillan acabara de deixar o Sabbath para juntar-se ao Purple, e se algum "maluco" por aí já ouviu pelo menos um bootleg dessa fase "sabbática", irá dizer que o Silver Voice estava impossível, ou seja, cantando MUITOOOOO!!
Não vou ficar aqui, "enrolando o pega", muito pelo contrário, vou "passar a bola pra frente" sem rodeios: esse Highway Stars (gravado na Austrália, em 30 de novembro de 1984, no Memorial Drive) é maravilhoso!!! Ele registra o Purple em seu retorno, com muito veneno e atolado de novas idéias, inclusive Blackmore que reinvetou sua maneira de tocar guitarra, após a fase Rainbow, que lhe fez muito bem.
Destaques imediatos paras as versões de Nobody's Home, A Gypsy's Kiss, Under The Gun, Knocking At Your Back Door e Space Truckin', onde os caras fazem uma versão parecida com aquela dos anos 70, reduzida é claro, com direito ao break também idealizado no DVD California Jamming.
A qualidade sonora é ruim e o tempo total de duração é de, aproximadamente, 108 minutos. O arquivo contém o encarte/capa originais, e o tracklist é:

CD 1:
1. Highway Star
2. Nobody's Home
3. Strange Kind Of Woman
4. Gypsy's Kiss (correto: A Gypsy's Kiss)
5. Perfect Strangers
6. Under The Gun
7. Knoking At Your Back Door
8. Lazy (drum solo)

CD 2:
1. Child In Time
2. Beethoven
3. Organ Solo
4. Space Truckin'
5. Organ Solo
6. Guitar Solo
7. Space Truckin' (cont.)
8. Black Night
9. Speed King
10. Smoke On The Water

Próxima postagem, disco 2: Third Night (Suécia, 16 de junho de 1985).