Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 29 de março de 2008

Deep Purple - Rarest At BBC's 1971




















Apesar de o título desse bootleg ser "Rarest At BBC's 1971", na verdade, esse é um compêndio de apresentações do Purple entre os anos de 1969 e 1971, nos famosos programas da emissora de rádio e tv britânica BBC, chamados "Top Of The Pops", "Sound Of The Seventies" (apresentados por John Peel) e "Symonds On Sunday" (apresentado por Dave Symonds).
O play abre com uma rápida entrevista com Jon Lord e, em seguida, temos Hey Joe, Hey Boppa Re Bop (mesma versão de The Painter, do "Deep Purple" de 1969, porém com letra diferente) e Emmaretta, todas ainda com Rod Evans e Nick Simper.Após, há uma versão incrível de The Bird Has Flown, já com Gillan e Glover.
Vocês estão lembrados da versão original com Rod Evans, onde no refrão ele baixa muito o tom? Pois bem, aqui Gillan faz a mesma coisa, e isso prova que ele não é mestre apenas nos tons mais altos! Emocionante!!
Na sequência, uma série de músicas do In Rock que, inexplicavelmente, algumas delas o Purple não executava em seus shows, e esse é o maior atrativo desse bootleg. É uma oportunidade única, por exemplo, de ouvir os caras "mandando bala" em Hard Loving Man, Blood Sucker e Living Wreck.Não sei ao certo, como o prédio da BBC ficou em pé, pois com ou sem platéia Gillan-Glover-Blackmore-Lord-Paice estavam com o "capeta no corpo"!!!
São versões poderosas e é incrivelmente fantástico ouvir o Hammond distorcido de Jon Lord e a guitarra de Blackmore "atirando" riffs certeiros e solos precisos, com a maestria que fez dele nosso um hero.
Comprei esse CD em 1995, na Galeria do Rock em São Paulo, numa época em que o Dollar tinha o mesmo peso que o Real e também, em um período que houve uma invasão de bootlegs italianos, legalmente comercializados naquele país por um breve período (os CD's tinham um carimbo da S.I.A.E., órgão italiano que controlava a comercialização desses bootlegs) e, depois disso, sumiram do mapa, tornando-se produto ilegal novamente.
A qualidade desse play é perfeita, apesar de ter sido extraído de vinil (pode-se ouvir alguns estalos aqui e acolá). Algumas poucas músicas desse bootleg saíram na box quádrupla Listen Learn Read On, lançado em 2002.
A duração é de aproximadamente 68min e o tracklist é:

1. I - Intro
II - interview
III - Hey Joe
2. Hey Boppa Re Bop
3. Emmaretta
4. The Bird Has Flown
5. Ricochet
6. Speed King
7. John Stew
8. Hard Loving Man
9. Blood Sucker
10. Living Wreck
11. Into The Fire
12. Black Night (há uma rápida entrevista com Jon, antes da música)
13. Glabspatter (correto: Grabsplatter)
14. Child In Time
15. Strange Kind Of Woman

Download