Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 29 de março de 2008

Deep Purple - Final Truckin' Live In Osaka, June 29, 1973












Esse bootleg atende pelo título "Final Truckin' Live in Osaka, June 29, 1973" e trás grandes surpresas, a maior delas está no fato de ter sido a última apresentação da Mark II.
O Deep Purple fez dois shows no Koseinenkin Hall, em Osaka, e no final da segunda apresentação, Gillan se despede do público e explica as razões pelas quais estava deixando o grupo. No repertório nenhuma novidade, apesar de estarem em plena turnê de divulgação de "Who Do We Think We Are", porém, nem dá para acreditar que esse seria o último show do Purple, nos anos 70, com a dupla Gillan e Glover, tamanho profissionalismo dos músicos em uma apresentação eletrizante, com direito até a alguns pequenos erros no começo de Child In Time e Space Truckin', algo absolutamente normal e é até engraçado ver nossos ídolos errarem. Sim, são seres humanos e também têm o direito de errar, é claro! Em Strange Kind Of Woman, Ritchie Blackmore e Ian Paice fazem uma introdução espetacular, com muito groove e improviso, bem parecido com aquela versão do vídeo Hofstra University. Apesar da indisposição entre Gillan e Blackmore, os dois protagonizam o famoso dueto entre guitarra e vocal, marca registrada de Mark II e da própria história do rock 'n' roll.
Space Truckin' também é contemplada com uma introdução incrível, que gera uma expectativa muito grande para o início dessa grande música. Jon Lord dá o tom e rouba a cena quando toca trechos de 2001: Uma Odisséia No Espaço e, em seguida, homenageia o grande Cream ao tocar o riff de Sunshine Of Your Love em seu Hammond C3.
O fim bombástico e dramático, tem Gillan despedindo-se da platéia japonesa e pode-se ouvir, digamos, o desespero do público.
À partir daí, uma nova página na história do Purple foi escrita e a saga dessa superbanda perdurou até meados de 1976, quando o Purple silenciou-se por oito anos.
A qualidade da gravação é muito boa, com duração aproximada de 79 minutos e o tracklist é:

1. Highway Star
2. Smoke On The Water
3. Strange Kind Of Woman
4. Child In Time
5. Lazy / Drum Solo / The Mule (apenas trecho)
6. Space Truckin'
7. Gillan's Last Speech