Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 28 de outubro de 2008

O Terço - Mudança de Tempo










Formado em 1968 e sempre capitaneado pelo guitarrista Sérgio Hinds, O Terço é mais conhecido por sua fase mais progressiva, em especial a dos discos Criaturas da Noite (1975) e Casa Encantada (1976).
Porém, essa grande banda "esconde" em meio a sua discografia uma verdadeira pérola do rock brazuca: Mudança de Tempo (1978).
Sim, ainda há um resquício de progressivo, mas apenas um sopro. Essa maravilha chama mais atenção pela mistura de estilos que O Terço propôs nesse trabalho, como rock, mpb, rock rural e até baião, tudo muito bem dosado e que fazem desse album um dos mais legais que já ouvi, dentre os produzidos em nosso país.
À época, faziam parte desse time Sérgio Hinds (guitarra), Sérgio Magrão (baixo), Luiz Moreno (bateria), Cezar de Mercês (violão e flauta) e Sérgio Kaffa (teclados), além das participações mais que especiais do maestro Rogério Duprat, em um arranjo lindo de Gente do Interior e Rosa Maria em um dueto fantástico em Minha Fé.
Ganhei esse LP em 1932 de meu primo Celinho e comecei a ver com outros olhos o rock brasileiro, com mais respeito e orgulho daqueles poucos heróis que batalharam para qualificar nossa música.
"Quem dera que a maré suba invadindo o cais... Pois quando amanhecer de novo haverá lugar para sol".