Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Quatermass - Quatermass











Mais uma banda perdida no tempo e no espaço. O trio londrino de hardão progressivo Quatermass, com esse nome horroroso não chegaria a lugar nenhum mesmo. Mas o que importa é o conteúdo e pronto.
O único disco dos caras, auto-intitulado, é de 1970 e serviu para fazer algumas relações.
A primeira delas é que a segunda música, Black Sheep Of The Family, foi regravada no primeiro disco solo de Ritchie Blackmore, Ritchie Blackmore's Rainbow (1975). A segunda é que alguns de seus integrantes partiram para bandas mais conhecidas após o fim do Quatermass, como o baixista/vocalista John Gustafson que tocou com Roxy Music, Spencer Davis Group e Ian Gillan Band e o baterista Mick Underwood que também tocou na Ian Gillan Band. Completava o time o tecladista Peter Robinson.
Esse disco é longe de ser uma maravilha, mas quem curte o mix de hard e progressivo dos 70's vai ter uma ejaculação precoce quando começar ouvir Up On The Ground, com um riff poderoso de Hammond, o baixo de John Gustafson costurando a música, o seu vocal rasgado lembrando um pouco o de Dave Greenslade, e lá pelas tantas Peter Robinson mostra que mesmo desconhecido, no mundo não tinha só Jon Lord e Keith Emerson massacrando o velho Hammond.
Vale a pena só por essa música e Make Up Your Mind.