Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 22 de novembro de 2008

Cactus - Cactus



















Hoje é sabadão, dia mundial da cerveja, churrasco e rock 'n' roll. Como não tenho nada a fazer, resolvi fazer algumas postagens e tomar minha habitual cerveja gelada ao som de Cactus (o disco de estréia de 1970).
Enquanto escrevo e aprecio o album, estive pensando em Tim Bogert e em sua gloriosa carreira ao lado de bandas que gosto muito, como o Vanilla Fudge e Jeff Beck.
Com isso, me veio a idéia em fazer uma série de postagens especiais dedicadas somente aos grandes baixistas do rock, algo que vou planejar e executar aqui no Câmara entre dezembro e janeiro de 2009.
Enquanto isso não se concretiza, vou antecipar o trabalho e falar de Cactus, banda que contava com o incrível baixista/vocalista Tim Bogert e o ótimo baterista Carmine Appice, ambos ex-integrantes do Vanilla Fudge e do power trio Beck, Bogert & Appice.
Pra quem não sabe, Carmine Appice é irmão de outro grande baterista, Vinnie Appice (ex-Black Sabbath).
Logo após a dissolução do Vanilla Fudge, Bogert e Appice juntaram-se ao ex-guitarrista do Buddy Milles Express, Jim McCarty, e ao ex-vocalista do Amboy Dukes, Rusty Day, para formarem um novo grupo.
Pedra mole em água dura, tanto bate até que fura. Deu nisso: uma cozinha impecável e batalhadora que não desiste nunca é a dupla Bogert & Appice, talvez tão insistente quanto Jones
& Bonham ou Glover & Paice.
O Cactus surgiu em um período em que o músico tinha que, obrigatoriamente, ser muito bom, mesmo por que quase tudo naquele período relacionado ao rock 'n' roll era nivelado por cima, ao contrário dos dias de hoje, infelizmente.
Calcado nas raízes do blues e do rock 'n' roll, o Cactus surgiu com uma proposta simples e despretensiosa até, ou seja, fazer apenas rock 'n' roll. Mas, quase sem querer, os caras tinham uma "cozinha dos sonhos", ou se preferir, a "kitchen dreams", que fazia toda a diferença.
Sem contar que o vocalista Rusty Day mandava muito bem na hamônica, uma surpresa à parte no som do incrível Cactus.
O mundo do rock 'n' roll é tão generoso e maravilhoso, que nos alimenta de inúmeras bandas quase desconhecidas e maravilhosas como o próprio Cactus.
Houve alguma mudança de formação anos depois e a banda encerrou suas atividades no ano de 1972, ou seja, mais uma banda incrível de carreira meteórica.
Destaque mais que especial para No Need To Worry, onde Tim Bogert destrói em um solo de baixo magistral, abusando do pedal fuzz, eu acho, e Oleo.
Procure também por Vanilla Fudge e Jeff, Bogert & Appice.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com