Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

domingo, 6 de setembro de 2009

Citizen Cain - Serpents In Camouflage






Na minha singela opinião, Citizen Cain foi uma das melhores surpresas no que se refere as bandas de Progressivo surgida na década de 90.
Formada inicialmente por cinco músicos escoceses, eles fazem um progressivo de primeira qualidade, ficando evidente ao longo de toda a obra, que são músicos extremamente competentes e criativos. Inclusive o próprio Cyrus (vocalista) incumbiu-se até de executar a arte das capas. A arte do Cyrus, (embora possua uma forte influencia do mestre Salvador Dali), está repleta de bizarros elementos religiosos, místicos e míticos, que chegam a perturbar.
Em Serpents In Camouflage (meu preferido), é impossível não comparar com a obra do Genesis ou do Marillion. No entanto, mesmo existindo uma forte influência dessas bandas na concepção da linha melódica, Citizen Cain, desenvolve um trabalho com personalidade própria, forte, criativa, repleta de exemplares arranjos envolvendo incontáveis momentos e movimentos de grandiosa beleza e técnica.
A semelhança do vocal do Cyrus com Peter Gabriel é evidente, mesmo assim, Citizen Cain impressiona, extrapolando muito os limites daquilo que se poderia rotular como um simples clone.
São belíssimos solos de guitarra, intercalados e entrecortados por muitos solos de teclado, cuidadosamente tecidos em uma trama complexa, onde o vocal interage verdadeiramente como um instrumento, sem se sobrepor aos demais instrumentos.
Desse “caldo” homogêneo, pois todos participam das composições, surge o verdadeiro e bom progressivo, repleto de nuances e variações propícias a uma longa e prazerosa “viagem”.
Infelizmente Citizen Cain, padece do mesmo mal que assombra ou assombraram outras tantas bandas: a inconstância de seus integrantes. Esse fato não contribui favoravelmente ao amadurecimento musical, nem tão pouco, a formação de uma personalidade própria tão necessária a uma banda que pretenda se destacar no universo do Progressivo. Em razão disso, cada um dos trabalhos do C.C. possui características absolutamente distintas e às vezes, não tão geniais.
Citizen Cain, apenas no Serpent In Camouflage é composto por:

Frank Kennedy: guitarra
David Elam: baixo
Stuart Bell: teclados
Chris Colvin: bateria
Cyrus: vocal e letras


Texto: Mercenário