Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Jazz Is Dead, Uma Grande Homenagem Ao Grateful Dead.













































O Grateful Dead é, sem dúvida, a mais importante banda da era psicodélica que conseguiu manter-se em atividade por anos a fio, embora tenham lançado alguns trabalhos de qualidade duvidosa nos anos 80, mas que não comprometeram a sua força motriz: as apresentações ao vivo.
Os caras eram incríveis, não se prenderam àquela ladainha hippie e mandavam bala em apresentações recheadas de longos improvisos, embalados por viagens de ácido e simplesmente porque eram músicos excelentes e competentes.
Não é uma crítica ao movimento hippie, pelo contrário, sou fascinado pela arte daquele período. Só acho um tanto ridículo essa história de paz e amor nos dias atuais pelo fato de vivermos em outra época e soar um bom tanto fora de contexto.
Enfim, o Grateful Dead é tão respeitado que chegou ao ponto de uma turma ligada ao jazz criar uma banda tributo, intitulada Jazz Is Dead.
Os caras lançaram três álbuns ao vivo e instrumentais: Blue Light Rain (1998), Laughing Water (1999) e Great Sky River (2001).
A trupe era composta por Jimmy Herring (guitarra, Allman Brothers), T. Lavitz (teclados, Dixie Dregs e Steve Morse Band), Alphonso Johnson (baixo, Weather Report e Santana) e Billy Cobham (bateria, Mahavishnu Orchestra).
Já no segundo álbum, Billy Cobham foi substituído por Rod Morgenstein (Dixie Dregs) e no terceiro outro baterista foi adicionado, Jeff Sipe (Phil Lesh And Friends), além de contar com algumas participações especiais, como a do guitarrista do Allman Brothers, Derek Trucks.
Se você é fã do Dead e também de jazz rock vai se deliciar com esses trabalhos magistrais e vai se ligar que, de fato, tem tudo a ver uma turma do jazz homenagear a obra desse monstro do rock and roll.
Essa postagem é dedicada ao meu amigo Marinho Zamarian, que certa vez disse que se o mundo acabasse queria morrer deitado na grama ouvindo Grateful Dead!

Blue Light Rain
Laughing Water
Great Sky River


Senha/password: camaradeeco.blogspot.com