Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

domingo, 6 de setembro de 2009

Novidades no Câmara de Eco.

Todos os campos de atuação requerem mudanças e melhorias, com o objetivo de alcançarmos e também oferecermos melhores resultados e qualidade.
Isso não é diferente em nossas vidas pessoais ou no trabalho de um simples blog musical: temos sempre que buscar o aperfeiçoamento, ainda que isso exija abdicarmos de algumas coisas para colhermos no futuro melhores resultados.
Você pode observar que as postagens no Câmara estão escassas ultimamente e isso não é sinônimo de relaxo. Pelo contrário, estou com o tempo minimizado para trabalhar no blog, pois me orgulho em dizer que ingressei na Fatec, mesmo depois de quase 15 anos fora de uma sala de aula, e estou me dedicando profundamente aos estudos, pois assim espero poder aperfeiçoar meu intelecto e me tornar um ser humano melhor.
Algumas coisas na vida são muito interessantes: justamente agora, no momento mais difícil do blog, conheci uma pessoa de altíssimo nível musical e intectual que se propôs em colaborar com o Câmara.
Ele prefere permanecer no anonimato, assinando os textos como “Mercenário”, e suas opiniões e características se enquadram perfeitamente no modelo proposto pelo Câmara.
Pois bem, esse é o momento certo para o blog dar um passo à frente e de hoje em diante o Câmara não será mais conhecido por ser o “blog do Lucon” apenas, mas sim do Lucon e Mercenário.
Vamos trabalhar juntos para oferecermos mais música, mais informações e muito mais troca de idéias e opiniões para que você, sempre amiga e amigo do Câmara, possa desfrutar de algum tempo de lazer e diversão frente ao computador.
Mercenário, seja bem vindo ao Câmara de Eco, lugar onde você, acima de tudo, irá conhecer e interagir com pessoas fantásticas e fará grandes amigos!
Eis a biografia do Mercenário:

Nasci no Rio de Janeiro (antiga cidade maravilhosa). Passei parte da minha infância e adolescência, em Ipanema, surfando de Longbord (uma Health Ways - Australiana de 3,5 metros e 20 Kg de peso) e ouvindo Rock.
Interessei-me pelo Hard Rock aos 12 anos atraído pela trilha sonora dos filmes de surf, que geralmente consistia-se em Robin Trower, Hendrix, Cream, Mountain e por aí vai.
Mas foi através da arte gráfica das capas dos LPs, em especial a arte do Roger Deam, que conheci o Progressivo. Ao ver a capa do Tales From Topographic Ocean do Yes, enlouqueci. Juntei grana e comprei minha primeira versão desse clássico do Progressivo. Começava então, minha paixão pelo progressivo. Daí pra frente, não escutei mais nada que não fosse Progressivo, Rock e Blues.
Não demorou muito descobri uma rádio em FM (não existiam muitas estações naquela época), mas essa rádio, só divulgava o tipo de música que eu gostava. Essa rádio chamava-se Eldo-Pop. Dedicava-se exclusivamente a divulgar Progressivo, Eletrônico, Rock e Blues. Essa rádio, cuja produção musical estava sob a responsabilidade do saudoso Big Boy, foi a minha e de toda uma geração, a grande orientadora musical naquela época. Tocava de tudo, mas não se preocupava em divulgar o nome das bandas. Executava músicas do Mike Oldfield, Yes, Banco, PFM, Mahavishnu, Pell Mell, Gentle Giant, Genesis, Focus, dentre muitos outros, que até hoje não sei o nome e a origem. Decorridos mais de 30 anos do término da Eldo-Pop, seus ouvintes ainda buscam e trocam informações sobre aquelas bandas não identificadas.
Em razão da minha profunda admiração pelo pioneirismo da Eldo-Pop, dedico todas as minhas contribuições musicais publicadas nesse Projeto, aos produtores musicais, aos colaboradores e a todos aqueles que colaboraram de alguma forma para a divulgação da boa música no Rio de Janeiro. Sem a iniciativa e o esforço pessoal de cada um daqueles que participaram da Eldo-Pop, toda uma geração contando com mais de 40 anos e seus descendentes, estaria hoje, ouvindo o lixo auditivo, de consumo imediato imposto pelas gravadoras e protegido por leis absurdas e protecionistas a MPB, que em nada contribuem ou favorecem aos verdadeiros e bons músicos brasileiros.
Bom, era isso aí. Sinto-me honrado em poder contribuir com o Projeto do Lucon (que gentilmente aceitou-me como colaborador) e espero que minhas modestas colaborações no Câmara de Eco, sejam do agrado de todos.

Pax, Harmonia et Sapientia.

Um AbraçO!

Mercenário
06/09/2009