Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 13 de abril de 2009

The Allman Brothers Band - At Fillmore East

Cada álbum dessas cinco postagens tem peculiaridades muito distintas, mas também alguma relação entre si por alguns fatores.
O fator que distingue Fillmore East dos outros quatro discos postados é que ele foi lançado de maneira muito rápida se levarmos em consideração que o Allman Brothers surgiu em 1969.
Gravado no Fillmore East, Nova York, em 12 e 13 de março de 1971 e lançado em julho do mesmo ano, esse álbum tem um significado muito forte e não poderia mesmo ter sido lançado em ocasião posterior.
Naquele momento mais do que nunca, o Allman desfrutava de grande sucesso por suas apresentações incríveis e muito longas, e pela excelente técnica e feeling de seus integrantes.
Podemos dizer, sem dúvida, que o Allman é possivelmente a melhor banda ao vivo dos anos 70 pois esbanjavam elegância, técnica e muita precisão em improvisos antológicos pautados no rock, blues e jazz, como na gigante Mountain Jam, fazendo a cabeça de muitos daqueles que conheceram a banda ainda nos anos 70 e também daqueles que os conheceu décadas depois, como é o meu caso.
Não se trata exatamente de uma banda que faz música para músicos mas sim de um grupo que elaborou seus trabalhos com muita inspiração e provavelmente, muito ácido.
Fillmore East coloca em cheque todos seus integrantes e todos eles, sem exceção, executam seu trabalho de forma magistral.
A começar pela dupla percussiva, os bateristas Jai Johanny Johanson e Butch Trucks, desempenhando um dificílimo e sincronizado trabalho de tocar suas baterias ao mesmo tempo.
Os excelentes guitarristas Duane Allman e Dickey Betts transportavam para as cordas de suas guitarras toda influência e punch do rock sulista, enquanto o super baixista Berry Oakley segurava a onda no meio da artilharia pesada de duas baterias e ainda encontrava espaço para seus improvisos.
Por fim, Gregg Allman comandava essa turma da pesada com sua voz rasgada e as teclas de seu incrível órgão Hammond.
O disco foi lançado no formato de LP duplo contendo sete músicas e relançado em CD na década de 90 e em 2003 sob os títulos The Fillmore Concerts e At Fillmore East (Deluxe Edition), contendo 12 e 13 faixas respectivamente.
Não perca tanto tempo como eu perdi e desfrute de mais um clássico gravado ao vivo.

Vide comentários.