Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

domingo, 23 de dezembro de 2007

Chris Squire - Fish Out Of Water

























Após o fiasco comercial de “Tales from Topographic Oceans”, álbum lançado pelo Yes em 1974, o tecladista Rick Wakeman deixou a banda, partindo para sua bem-sucedida carreira solo. Em seu lugar entrou Patrick Moraz e lançaram o ótimo “Relayer”, em 1975. Sua turnê foi excelente e entre os anos de 75/76 todos os músicos da banda lançaram discos solo. O Yes ainda achou tempo para fazer uma pequena tour nesse período, intitulada “Solo Album Tour”, tocando algumas músicas desses discos solos, além de seu repertório tradicional.
Talvez, esse “Fish Out of Water” seja o melhor deles, apesar de “Beginnings”, do guitarrista Steve Howe e “Ramshakled”, do baterista Alan White, serem ótimos.
Chris Squire além de tocar baixo também faz todas as guitarras do disco, acompanhado pelo ex-baterista do próprio Yes e King Crimson, Bill Bruford, pelo então tecladista do Yes, Patrick Moraz, pelo organista da St. Paul's Cathedral de Londres, Barry Rose, pelo pianista Andrew Jackman e pelo saxofonista Mel Collins (ex-King Crimson), além de uma orquestra completa.
A voz peculiar de Squire e o som agudo do seu baixo Rickenbacker são as assinaturas desse play, que não traz a grandiloqüência de sua banda de origem, mas sim o lado sinfônico do som progressivo.
Eu sempre fui fã de Chris Squire e ouvir esse play sabendo que ele é seu único disco solo é até um tanto triste, pois me pergunto o porquê um músico tão talentoso como ele não gravou mais nada sozinho... existe o álbum “Conspiracy” mas este é uma parceria com o músico Billy Sherwood e não um disco só dele.
Talvez a resposta esteja no fato de o Yes ser uma banda de operários, músicos afamados mas que realmente precisam gravar e fazer shows para sobreviverem, afinal de contas quem não precisa trabalhar? E aí, o tempo realmente é curto.
“Fish” (peixe) é o apelido de Squire e “...Out of Water” (...fora d’água) é uma alusão ao fato de ser um disco dele fora do Yes... mas nem tanto porque alguns de seus companheiros e ex-companheiros de banda o acompanham aqui.
Esse play é bem regular, todas as músicas são melódicas e seguem mais ou menos a mesma linha musical, sem exageros progressivos. Destaques para “Silently Falling” e “Safe (Canon Song)”.
Veja Chris Squire tocando "Hold Out Your Hand / You By My Side": http://www.youtube.com/watch?v=bjf_uahE_jY


Download