Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

James Gang - Bang
















Eu nem sei como começar a resenhar esse "Bang"... sou fã do guitarrista Tommy Bolin e acho que ele não teve tempo de lançar algum trabalho fraco, o que é absolutamente normal e aceitável na carreira longa de qualquer músico. É óbvio que isso se deve ao fato de ter morrido precocemente em 1976, aos 25 anos de idade. Tente imaginar, por exemplo, Jimi Hendrix vivo até hoje... provavelmente estaria lançando coisas maravilhosas... ou não. O fato é que após a saída do guitarrista, vocalista e líder Joe Walsh, o baterista Jim Fox e o baixista Dale Peters não jogaram a toalha, pelo contrário, recrutaram novos músicos e lançaram dois ótimos discos: "Passin' Thru" e "Straight Shooter". Ainda assim as coisas não andavam bem e aí entra nosso amigo Tommy Bolin, no lugar do guitarrista Domenic Troiano e completando o time, o excelente vocalista Roy Kenner. Aliás, se alguém souber de algum outro trabalho desse cara, fora da James Gang, me avise pois gosto muito da voz dele. Estranhamente, essa formação da James Gang não fazia shows, mas há um vídeo bootleg dos caras tocando no D.K. Rock Concert, em 1974. Veja a versão que eles fizeram para "Funk #49", do álbum "Rides Again". Simplesmente louco demais!! Olhe, sou fã ardoroso de David Gilmour e sei que ninguém domina o pedal delay como ele, mas cara, Tommy Bolin mandava muito nesse pedal. Aliás, o play começa com "Standing In The Rain", onde Bolin começa a "ensinar" como se usa esse pedal. Fantástico!!! Minha esposa sempre diz que essa música lembra Barão Vermelho... ótimo, principalmente porque Barão Vermelho é um orgulho brasileiro. O disco varia entre alguns rocks e algumas músicas mais cadenciadas, característica peculiar da James Gang, já que eles tinham uma das mais funks e melhores "cozinhas" do rock: Fox e Peters. Aqui também tem uma música que consagrou Bolin, por sua voz pequena mas suave: "Alexis". Com um toque meio jazz, meio bossa nova. Bolin se dizia fã de música brasileira... que honra. "Rather Be Alone With You (a.k.a. Song For Dale) traz um jogral de vozes muito legal, bem soul, que prepara a grande surpresa do play, "From Another Time", uma música fantástica, com uma levada funk muito forte mas que se você escutá-la com muita atenção, verá que esses quatro caras, me desculpem o termo, eram fodões pra caramba e tocavam muito.