Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

U.K. - U.K. (re-post 11/08)











Em setembro de 1976, o vocalista e baixista John Wetton e o baterista Bill Bruford, ex-integrantes do King Crimson, planejavam formar uma banda com o tecladista Rick Wakeman. O projeto foi "melado" pela gravadora de Wakeman, na época a A&M Records.
Determinados a trabalhar em conjunto, Bruford e Wetton recrutaram o tecladista e violinista Eddie Jobson, conhecido pelo seu trabalho com o Roxy Music, e o guitarrista Allan Holdsworth, ex-Soft Machine e Gong. U.K. lançou seu auto-intitulado álbum em 1978, chamando a atenção tanto dos fãs de progressivo quanto os de jazz e fusion.
Músicas como "In the Dead of Night", "Thirty Years", "Nevermore" e "Mental Medication" caíram como uma luva numa época em que o rock progressivo havia caído no limbo, esmagado pelo movimento punk e pela disco music. Muitos músicos nequele período recorreram a uma fusão com o jazz e o fusion, para tentar alavancar suas carreiras, tendo em vista que estes eram estilos emergentes e a cada dia ganhavam novos adeptos e ouvintes.
No caso do U.K. foi uma jogada certeira pois a banda partiu para algumas turnês bem sucedidas e seu sucesso de público e crítica foi imediato. No entanto, após excurção pelos EUA entre junho e outubro de 78, divergências musicais entre os músicos levaram a saída de Bruford e Holdsworth, que partiram para novos projetos em conjunto, mas isso é uma outra história...
Sem guitarrista, a banda contou com Terry Bozzio na batera, e como trio lançaram o segundo álbum, "Danger Money", que mais perecia um embrião sonoro do futuro Asia, e na sequência um disco ao vivo, "Night After Night".
Compre, tome emprestado, roube ou faça download desse álbum!! Isso é item obrigatório na prateleira de qualquer ser-humano que use pelo menos 0,0000007% da massa cinzenta.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial