Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 27 de março de 2009

Ramatam - Ramatam




É com prazer orgasmático que escrevo sobre o Ramatam, uma das bandas mais legais que ouvi nos últimos seis meses e explico o porque: rock and roll puríssimo, sem frescuras, delicioso e que dá vontade de bater cabeça logo na primeira música!!
Tudo isso graças a uma gata na guitarra, April Lawton, que destrói o disco do começo ao fim com sua técnica peculiar, muito ágil e que fazia uso de uma timbragem fantástica, fervilhante e chapada na cara pela mixagem do álbum.
Se Hendrix tivesse vivo quando Ramatam (1972) veio à luz, certamente tiraria o chapéu para essa moça.
O disco é tão legal que não podia ter somente uma (excelente) guitarrista como atração: vocais dobrados e naipes de metais dão o tom de sofisticação e inteligência para esse petardo do rock and roll setentista. E mais: contavam com um tal de Mitch Mitchell na bateria... alguma relação com Jimi Hendrix?
Completavam o disco o excelente guitarrista/vocalista Mike Pinera, o baixista Russ Smith e Ommy Sullivan nos teclados e sopros.
Sugiro que ouça a primeira música, Whiskey Place, vá direto para Wayso e Can't Sit Still, a melhor de todas, pura bateção de cabeça! Sinta todo o poder de fogo dessa música antológica e sua guitar hero em plena forma, fazendo bases pulsantes e solos de guitarra que enchem meus olhos de lágrimas de tanta felicidade.
O Ramatam se desfez em 1974 e April Lawton faleceu em 2006 em sua casa, aos 58 anos, vítima de infarto.

Senha/password: camaradeeco.blogspot.com