Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

segunda-feira, 30 de março de 2009

Cream - Disraeli Gears








Não basta dizer que o Cream foi um dos primeiros power trio da história do rock. Foi uma das primeiras formações virtuose do rock, ao vivo se libertavam do formato tradicional de suas canções e partiam sem dó nem piedade para improvisos furiosos onde Jack Bruce, Eric Clapton e Ginger Baker faziam jus ao nome da banda e à fama de supergrupo que haviam conquistado.
Muitas bandas fazem excelentes discos de estúdio, mas ficam mais conhecidos por suas explosivas apresentações ao vivo, como é o caso do Grateful Dead e Jimi Hendrix. Assim foi o Cream, uma banda que fez quatro álbuns de estúdio excelentes mas que teve seu maior reconhecimento por suas apresentações arrepiantes.
O trio influenciou dezenas de músicos ainda nos anos 70 e até hoje é referência para fãs de rock, jazz e blues, tamanha amplitude de sua música.
Disraeli Gears (1967) é seu segundo álbum, um dos dez discos mais importantes da história do rock. Ao lado de Jimi Hendrix e The Who no mesmo período, o Cream mudou os rumos do rock and roll. Foi como se tivessem tirado um grande trem cargueiro dos trilhos.
O impacto de sua música foi imediato, naquele momento ninguém tocava blues de forma tão pesada e com tanto improviso, marca registrada de seus integrantes mesmo após a dissolução da banda em 1968, após uma carreira meteórica.
Fizeram em dois anos o que duas centenas de bandas não conseguiram fazer em vinte.
Clássicos absolutos do álbum: Tales Of Brave Ulysses, Swlabr, World Of Pain, Strange Brew e, claro, Sunshine Of Your Love.

Vide comentários.