Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 17 de março de 2009

O paraíso dos Purplemaníacos.








Começa hoje uma série de postagens que, ao longo do ano, irá apresentar algumas dicas bem interessantes e que possivelmente irá satisfazer a curiosidade de muitos.
Também poderá auxiliar na busca por informações e trazer à tona o trabalho de gente que muito faz e pouco aparece.
Se você tiver alguma sugestão para as próximas abordagens, faça em "Comentários".
Perfect Purple é um fantástico site de torrents especializado em raridades do Deep Purple, de seus integrantes e ex-integrantes e daquelas bandas que, de alguma forma, estão direta ou indiretamente relacionadas a ele.
Basta criar seu login e senha para participar desse site. É claro que o barato da coisa não é só "chupar" informação, ou seja, colaborar é o que mantém esse site muito bem vivo.
Lá você encontrará arquivos de áudio e video raríssimos, bootlegs de todo tipo e qualidade e praticamente de todas as fases da banda, basta utilizar um programa que faz downloads de torrents e pronto: a felicidade vem na sequência.
Os arquivos são na maioria muito grandes, portanto é necessária uma conexão legal de internet para que não fiquem semanas baixando um único arquivo e desanime do processo.
Conhecer um pouco a respeito do material desejado também é importante pois existem muitos registros feitos de forma bastante precária e a qualidade não é legal.
O bacana do site é que o número de membros é relativamente pequeno - um pouco mais de 900 - e a grande maioria deles faz questão de explicar muito bem as condições, data de gravação, local e formato do material que existe ali, ou seja, um trabalho muito caprichoso mesmo e feito por gente que gosta e conhece o assunto.

Há muitos anos comprei uma cópia horrível em VHS do Rises Over Japan, um video promocional do Purple que foi lançado em 1985, relançado anos depois somente no Japão no formato LD e em seguida desapareceu do mercado.
Não se trata de um video muito raro pois hoje em dia é facilmente encontrado na internet ou em redes P2P para download, porém com uma resolução sofrível. Basicamente, dois arquivos desse video rodam as redes: um com cerca de 300MB e outro com pouco mais de 600MB, ou seja, só pelo tamanho desses arquivos já dá para sacar que coisa boa não é.

No Purple Perfect existe um arquivo em DVD desse video, com menu profissional e até um extra com algumas fotos daquela passagem da banda pelo Japão. E o melhor: o video é praticamente perfeito pois algum maluco conseguiu extrair das masters originais, dirigido por Tony Klinger. Emocionante.
Você poderá encontrar muitas outras raridades da banda em qualidade surpreendente, como os 40 minutos do video de 74 feito por estudantes universitários, mais conhecido como Leeds Polytechnic Project 1974, ou a apresentação da MKI em 1968, no programa Playboy After Dark, além, é claro, de inúmeros outros videos e bootlegs das décadas de 80, 90 e 2000.
Há também itens raríssimos do Rainbow, Ian Gillan, Jon Lord, Glenn Hughes e outros que farão a alegria de muita gente que, como eu, adora correr atrás dessas porcarias, no bom sentido, é claro!
E pensar que tem gente que ainda acha a internet uma besteira...
Acesse o Perfect Purple e faça a festa!