Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Budgie - Never Turn Your Back On A Friend








Formado no País de Gales em 1968 por Burke Shelley (baixo, vocais), Tony Bourge (guitarra e vocais) e Ray Phillips (bateria), em 1973 o Budgie lançou "Never Turn Your Back On A Friend", seu terceiro abum de estúdio. Um verdadeiro clássico do hard setentista, muito bem elaborado e recheado de sacadas e idéias legais. Tão importante que até o Metallica regravou algumas coisas desses caras.
Com um som cru (observe que estou falando de um power trio), o baixo chapado na cara por causa da mixagem, riffs certeiros e um vocal rouco fazem desse album um peça fundamental na coleção de qualquer garoto ou garota que só ouviu falar da santa-trindade do hard/metal dos anos 70: Sabbath-Purple-Zeppelin. Peso, passagens climáticas e músicas bem elaboradas são as marcas desse petardo. Pura bateção de cabeça: "Breadfan", "Baby Please Don't Go" e "In The Grip Of A Tyrefitter's Hand". "You're The Biggest Thing Since Powdered Milk" tem um quê de progressivo, tamanha sofisticação e elaboração, mas não sei porquê as bandas deixam para o final as grandes surpresas e em "Never Turn Your Back On A Friend" o grand-finale fica por conta de "Parents", um hard progressivão com um riff de guitarra marcante, itermediado pelo som do violão, o baixo oitavando as notas e um solo de guitarra magnífico. Sem contar, é claro, o famoso som das gaivotas. Hard estiloso.