Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

The Pentangle - Basket Of Light





















Lançado em 1969, esse é o terceiro álbum do Pentangle, uma banda britânica de folk rock formada inicialmente em 1967 por Jacqui McShee (vocais), John Renbourn (violão), Bert Jansch (violão), Danny Thompson (baixo acústico) e Terry Cox (bateria).
Com um som acústico, vocais influenciados pela música irlandesa e uma pitada de jazz fazem do Pentangle uma banda única, elegante e extremamente agradável, muito distante dos sem número de grupos folk que surgiram em meados dos anos 60. Algo realmente agradável de ouvir, por exemplo, em uma noite de inverno extremo do nordeste brasileiro. "Basket Of Light" começa com a intrincada "Light Fight" que, assim como "Train Song", traz forte influência de jazz, pautada pelo baixo acústico onipresente de Danny Thompson. Jacqui McShee desfila sua doce voz por "The Cuckoo" e "The House Carpenter", muitas vezes acompanhada pela não tão menos bonita voz de John Renbourn, como em "Hunting Song" e "Sally Go Round The Roses". "Springtime Promises" tem a voz de John e os dois violões costurando a melodia suave e inteligente da canção . O Pentangle ainda continuou sua saga por alguns anos durante os 70's até encerrar as atividades. Nas décadas de 80/90 lançaram alguns discos com várias formações diferentes da banda e em 2007 a formação original se reuniu para uma pequena apresentação na rádio da BBC. Se você curte Planxty, Jethro Tull ou Renaissance, vai se apaixonar pelo som do Pentangle.