Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Cartoon - Martelo (re-post 04/09)































Oriundo de Ouro Branco/MG, o Cartoon surgiu com sua primeira formação em 1995 e em 1999 lançou esse seu primeiro album "Martelo", um play amadurecido por se tratar do primeiro da banda, apesar de todos os músicos já terem tocado em outras bandas, inclusive com formação musical acadêmica. O grande barato desses caras é a inevitável influência de Gentle Giant e Genesis, jogados em um caldeirão e misturados com muita influência de música brasileira, tal qual a loucura de "Snegs" do saudoso Som Nosso De Cada Dia.
Agora, meu amigo e amiga, não gosto muito de comparações mas se digo que aqui tem um pouco de Gentle Giant, então você pode ter certeza que o Cartoon é bom demais mesmo! Aliás, me arrisco em dizer que sim, nós temos nosso Gentle Giant brasileiro! Letras ora bicho-grilo ("Duend's"), ora politizadas ("A Verdade Sobre Os Incas") e com um instrumental impecável (ouça "Tempo" e deleite-se com o flanger no baixo), o Cartoon é motivo de orgulho para o progressivo brazuca e mais audacioso do que nunca por se tratar de uma banda que faz progressivo em uma época em que o estilo é quase o latim da música e em um país com pouca tradição em revelar nomes do estilo. Para promover o album, os caras fizeram um video clip muito legal de "Tempo", que foi veinculado pela Rede Minas na época, meio pelo qual conheci essa maravilhosa banda. O quarteto que toca aqui é Khadhu (vocais e baixo), Vlad (guitarra, violão), Boxexa (teclados) e Bhydhu (bateria). Yes, nós temos Cartoon!!
Vide comentários.