Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Roger Glover And Guests - The Butterfly Ball








Após sua saída e a de Ian Gillan do Deep Purple, no fim de 1973, Roger Glover deu um tempo em sua vida de baixista e se lançou como produtor, em uma função bem sucedida, diga-se de passagem.
Numa empreitada muito interessante, em 1974 ele decidiu musicar um clássico da literatura infantil, "Butterfly Ball And The Grasshopper's Feast", de William Plomer e Richard Fitter. Para isso, contou com a participação de muitos amigos como Eddie Hardin, Jon Lord, Tony Ashton, Ronnie James Dio, David Coverdale, Glenn Hughes, Michael Giles, Eddie Jobson, John Lawton e muitos outros. "Butterfly Ball" é uma verdadeira ópera-rock fantasiosa, melódica e direcionada tanto para o público adulto, por contar com grandes estrelas do rock 'n' roll daquele momento, quanto para o público infantil, por cativar com suas histórias surreais, como a do sapo que se apaixona pela bela dama. Em 1975 a obra foi apresentada ao vivo no Royal Abert Hall, em Londres, em uma única apresentação. Infelizmente, existe um video oficial dessa apresentação que alterna entre as cenas da apresentação ao vivo com um filminho tosco pra caramba, com atores péssimos... mas ainda assim, vale muito a pena assistir. Uma das histórias mais conhecidas dessa apresentação é a de Ritchie Blackmore, ex-guitarrista do Deep Purple e já com sua nova banda, o Rainbow, ter literalmente proibido o vocalista Ronnie James Dio de cantar no evento. Mas isso contribuiu para um dos retornos mais significativos da histório do rock. Para o lugar de Dio, Roger Glover convidou seu eterno amigo Ian Gillan, para cantar "Sitting In A Dream". Desiludido com o showbusiness e com o sonho de poder cantar prazerozamente em uma banda, desde que deixou o Deep Purple não pisou mais em um palco, saindo de cena do mundo da música. Quando entrou no palco para cantar "Sitting In A Dream", foi ovacionado pela platéia e isso o surpreendeu muito, pois não fazia idéia de como era querido pelo público, por sua voz e carisma. "Butterfly Ball" é um sonho e como todo album clássico é recheado de histórias e proporciona grande prazer ao ser ouvido.