Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Vanilla Fudge - Vanilla Fudge
















O Vanilla Fudge é uma das primeiras bandas de rock and roll a colocar peso em sua música. Formado em New York, em 1967, influenciou muita gente por sua ousadia musical. Até mesmo Ritchie Blackmore (ex-guitarrista do Deep Purple) dizia que o Deep Purple, no começo de sua carreira, copiava o estilo do Vanilla Fudge. Na década de 70 a banda se desfez e cada integrante partiu para outras investidas musicais. Uma das mais aclamadas é o power trio Beck, Bogert & Apice, que também não durou muito tempo mas foi o suficiente para lançar um álbum de estúdio e um outro ao vivo, para ficar na lembrança de nós, saudosos rockers.
Esse primeiro trabalho auto-intitulado da banda, trás vários covers revisitados, bem ao estilo Vanilla Fudge de tocar, com peso e teclados chapados na gravação. A banda era formada pelo baterista Carmine Appice, irmão do também baterista Vinnie Appice (ex-Black Sabbath), pelo baixista e vocalista Tim Bogert, pelo guitarrista e vocalista Vince Martell e pelo tecladista e vocalista Mark Stein. O álbum abre, logo de cara, com "Ticket To Ride", dos Beatles, em uma versão muito louca, pesada para a época, é claro. "Shes Not There", de Rod Argent, que também foi regravada por Carlos Santana mais tarde, é o hit do disco; fez com que o álbum chegasse ao sexto lugar nas paradas americanas. A 5ª música é dividida em trê partes: a) Stra (Illusions Of My Childhood - Part One), b) You Keep Me Hanging On e c) Wber (Illusions Of My Childhood - Part Two) e, curiosamente, essas letras que aparentemente não querem dizer nada, se juntadas trás "Strawbery Fields", uma espécie de mensagem escondida no disco, tamanho fascínio pelos Beatles. "You Keep Me Hanging On" é fantástica! Cover das Supremes que na versão do Vanilla Fudge mais parece mesmo o embrião do que viria a ser chamado mais tarde de hard rock. "Take Me For A Little While" é legal pra caramba, cheia de emoção e com um refrão forte, bem rock 'n' roll. O grupo ainda se reuniu em 1984 mas não teve o mesmo impacto e brilho que os consagrou nos anos 60/70.
Download