Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Trapeze - You Are The Music... We're Just The Band





















Ouvi esse álbum em vinil pela primeira vez, aos 15 anos. Na época eu havia escutado o Live In London do Deep Purple e à partir daquele momento tornei-me um fã incondicional do baixista e vocalista Glenn Hughes. Formado inicialmente como quinteto, o Trapeze era uma banda inexpressiva no cenário britânico, mas isso começou a mudar quando deram uma "enxugada" na banda, tornando-se um trio com Hughes no baixo e vocais, Mell Galley na guitarra e Dave Holland na bateria. Em 1970 lançaram Medusa, um album de hard excelente, entrando no mercado fonográfico para tentar dividir espaço com os consagrados Led Zeppelin, Deep Purple, Free, entre muitos outros. Devido a grande influência de soul e black music na formação musical de Hughes, o álbum seguinte de 1972 é esse You Are The Music..., que veio com uma fusão incrível de hard rock e rock 'n' roll com a soul music e o funk novaiorquino. Poucas bandas naquele momento ousavam essa mistura de estilos, mesmo porque o mercado estava todo voltado para o hard rock e o rock progressivo. Mas o Trapeze tinha Glenn Hughes, um front man que além de ótimo baixista era (e atualmente é ainda mais) um vocalista incrível, assim como Paul Rodgers do Free, um branco que nasceu agraciado pelo mesmo dom e timbre vocal dos maiores cantores negros. Sua voz deu emoção e classe às músicas do Trapeze, que ainda tinha um ótimo guitarrista e compositor e um grande baterista. Toda essa química levou a banda a abrir alguns shows de bandas renomadas, inclusive do Deep Purple que mais tarde o convidou para tocar com o grupo, no final de 1973. Mas essa é uma outra história... O album abre com "Keepin' Time" e você vai até pensar que pode ser mais um disco de hard. Em seguida vem a balada e manjada "Coast To Coast" e a emocionante "What Is A Woman's Role", onde Hughes dá um show de voz e emoção, interpretando de tal forma que até Ottis Redding sentiria orgulho dele! Sem contar, é claro, o solo muito bonito de Mell Galley, que caprichou muito. Não posso esquecer-me de um dos momentos mais legais do disco, "Way Back To The Bone", um funk nervoso onde o Trapeze quebra tudo com sua levada desconcertante. Para fechar o play, nada melhor que "You Are The Music", outro funk que o Trapeze põe qualquer doido para dançar e agitar. Também tocam nesse disco como convidados mais que especiais, Rod Argent no piano elétrico e B.J. Cole (steel guitar), entre outros. Abra sua mente e ouça You Are The Music... We're Just The Band!