Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Free - Fire And Water





O Free é uma das poucas bandas que tudo o que os caras lançaram é ótimo. Foi uma carreira meteórica e que os lançou à fama e reconhecimento merecido ainda muito jovens. Formaram a banda em 1968 com uma média de idade de 15 anos mas com uma maturidade musical incrível. Em 1970 tocaram no festival da Ilha de Wight, para um público de 400.000 espectadores e participaram de diversos programas de TV, vide o DVD oficial Free Forever.
Realmente o som desses caras era diferenciado, não era pesado e não havia deslizes progressivóides. Era simplesmente o som do Free, um rock 'n' roll estiloso, com influências de blues. Contava com um vocalista incrível, Paul Rodgers, com voz e alma de negro e um guitarrista fantástico, Paul Kossof, que faleceu precocemente em 1976 aos 25 anos, assim como Tommy Bolin (ex-Deep Purple). Completavam o time os ótimos Andy Fraser (baixo) e Simon Kirke (bateria). A play de 1970 abre com um rock and roll cadenciado "Fire And Water", qua dá uma vontade enorme de abrir uma cerva e sair agitando. "Oh I Wept" e "Remember" têem uma levada muito gostosa e "Heavy Load" é o momento intimista do disco. Aí vem os grandes clássicos da banda: "Mr. Big", uma música incrível, simplesmente perfeita, sem pressa para dizer a que veio. Com o baixo fazendo os contra-tempos e a guitarra rasgando acordes, enquanto a bateria segue seu curso normal e Paul Rodgers entoa sua voz incrível, e perece que todos se encontram no refrão. Enquanto acontece um crescendo na música, o baixo de Andy Fraser vai costurando as bases para o solo mágico de Paul Kossof e, mais uma vez, todos se encontram no refrão! Muito legal mesmo! Por fim, "All Right Now", o clássico absoluto do Free, com Paul Rodgers rasgando sua voz sobre o riff simples porém certeiro do mestre Paul Kossof. Free Forever!!!