Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Billy Cox & Buddy Miles - The Band Of Gypsys Return





















Como diz um amigo meu: aquilo que lhe prometi será "comprido"!
Sacanagem à parte, inaugura hoje uma pequena série de postagens especiais em 2009, anunciadas em dezembro do ano passado.
Essa primeira postagem é uma homenagem à dois sujeitos marcantes: Jimi Hendrix, falecido em 1970 e Buddy Miles, falecido ano passado.
A Band Of Gypsys (ou apenas Gypsys, como Hendrix também a anunciou no festival de Woodstock) foi a segunda banda de apoio de Jimi Hendrix. A sua primeira e única banda efetivamente composta apenas por músicos afro-descendentes.
O poder de fogo dessa formação não pode ser subestimado. Muitos ainda citam Hendrix ao lado de Noel Redding e Mitch Mitchell - fantástico, claro - mas há de se lembrar que foi com a Band Of Gypsys que Hendrix começou a tomar novos rumos para sua música, e conseguiu. Só não teve muito tempo para colocar as iéias em prática e tempo nenhum para lançar seu próximo disco, The First Rays Of New Risisng Sun, que foi engavetado após sua morte e veio à luz apenas no ano de 1997, quando sua família conquistou os direitos sobre sua obra.
É óbvio que dezenas de bootlegs ao longo dos anos 70 e 80 continham esse material inédito e outras gravações de excelente qualidade, mas oficialmente isso só ocorreu na data mencionada.
Há de se ressaltar também que atrás do maior guitarrista do mundo havia uma cozinha perfeita.
Buddy Miles, excelente cantor e baterista, já havia tocado com Wilson Pickett e Mike Bloomfield no Electric Flag, inclusive no Monterey Pop Festival de 1967.
Formou sua própria banda, a Buddy Miles Express (nome influenciado pela Jimi Hendrix Experience) em 1968 e já conhecia Hendrix desde 1964, quando ambos tocavam com suas repectivas bandas como músicos de apoio, no Canadá.
Em 1967 Hendrix estava na casa de Stephen Stills em Malibu e lá se encontraram novamente e várias jams rolaram. À partir daí surgiu uma grande amizade entre eles, com uma série de colaborações mútuas, como participações em alguns shows e o convite de Hendrix para que Buddy Miles tocassem em duas músicas de Electric Ladyland (1969).
O baixista Billy Cox conheceu Hendrix ainda no exército, em meados da década de 60. Os dois tocaram juntos em alguns clubes com uma banda de R&B chamada King Kasuals. Tempos depois, Hendrix convidou Billy Cox para ingressar em sua nova banda, mas este recusou o cargo da futura Jimi Hendrix Experience, que seria ocupado por Noel Redding.
Em 1969 encontraram-se novamente e desta vez não recusou o novo convite para ingressar na Band Of Gypsys.
Band Of Gypsys Return (2006) celebra a reunião mágica de dois remanescentes da Band Of Gypsys, com os guitarristas convidados Eric Gales, Kenny Olsen (Kid Rock), Andy Aledort e Sheldon Reynolds (ex-Earth, Wind & Fire).
Não traz nada de novo além das músicas Let Your Word Be Your Bond e You Are The Best In Town, mas a magia de vê-los juntos novamente, tocando as músicas de Jimi Hendrix, já vale por toda emoção.
Meus olhos encheram de lágrimas quando ouvi Power Of Soul, em uma versão fidelíssima. Deu um nó na garganta mas sabia que a festa tinha que continuar com Machine Gun e algumas outras músicas gravadas ao vivo, como Stone Free e Foxy Lady.
Imperdível. Muito mais que um disco, esse foi um pequeno marco da história do rock, o último encontro da Band Of Gypsys.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com