Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 10 de janeiro de 2009

Vangelis - Blade Runner







O tecladista e compositor grego Vangelis tem sua carreira diretamente ligada ao cinema, com trabalhos de trilhas sonoras realizados para Chariots Of Fire (Carruagens De Fogo - 1981), de Hugh Hudson, do qual foi vencedor do Oscar com o tema do filme, além de Blade Runner (Blade Runner, O Caçador De Andróides - 1982), de Riddley Scott e, mais tarde, 1492: Conquest Of Paradise (1492: A Conquista Do Paraíso - 1992), também de Riddley Scott.
Fez parceria com Jon Anderson, vocalista do Yes, com quem tem cinco discos e até foi cotado para ingressar no Yes em 1974, mas a ordem dos músicos britânicos não aprovou, por ser extrangeiro. Não sei ao certo o porque Patrick Moraz foi liberado, já que ele é suíço. Quem souber essa história corretamente, por favor, corrija a resenha.
Em 1982 foi lançado esse Blade Runner aqui postado em LP, sob o título "Orchestral Adaptation of Music Composed for the Motion Picture by Vangelis", ou seja, não é a trilha sonora original do filme, mas sim uma adaptação para seus temas.
Somente em 1994 houve um lançamento oficial ainda parcial da trilha sonora do filme, complementado com algumas faixas inéditas que não foram aproveitadas. Mais recentemente, em 2007, foi lançada um box set de 3 CD's contendo o material do CD lançado em 1994 e mais dois CD's bônus com material original de Vangelis, mas, ainda assim, não contém a faixa Main Title original.
Foi um saco encontrar um arquivo igual ao LP lançado em 1982, por isso estou postando-o agora.
Encontrei esses lançamentos mais recentes, porém nenhum deles contém a faixa original Blade Runner Blues, com aquele solo de sax de arrepiar. As versões novas tem um solinho de sintetizador em seu lugar.
Não é culpa de Vangelis, um desacordo comercial o impede de relançar esse material completo, fiel ao original.
Se você quer se deliciar com uma das trilhas sonoras mais marcantes de um dos filmes de ficção científica mais legais de que se tem notícia, aproveite essa postagem e curta o sax de Love Theme, por exemplo.
Obs.: esse arquivo não é ripado de LP.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com