Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 17 de janeiro de 2009

Os Seis Maiores Baixistas do Rock: Billy Cox, Jack Casady, John Entwistle, Jack Bruce, Glenn Cornick e Noel Redding

É claro que quando escrevo que tal disco ou músico é o melhor de todos estou sendo levado pela emoção. O que pode ser "o melhor" para mim pode não ser para você, isso é fato.
Trata-se de gosto pessoal, um assunto indiscutível pois faz parte de nossa formação e personalidade.
A ciência explica quase todos nossos sentimentos através de reações químicas do cérebro, inclusive o porquê de gostarmos ou não de determinada sonoridade. Prefiro pensar que apreciar a música é algo da alma e do coração, ou seja, está mais ligado à nossa espiritualidade do que os efeitos químicos do cérebro.
Os seis baixistas que estão nessa postagem não são os únicos excepcionais, mas serve de pontapé inicial para aqueles que gostam e tem curiosidade em ouvir um pouco do que esses caras fizeram fora das bandas que os projetaram.
Comecemos pelo americano Billy Cox, nascido em 1941 e tem seu nome diretamente ligado ao de Jimi Hendrix quando tocou na Band Of Gypsys entre 1969 e 1970. Antes disso, havia tocado em pequenas bandas sem expressão, quando tocou com Hendrix pela primeira vez em uma banda chamada King Casuals.
Após a morte de Hendrix em 1970, gravou Nitro Function em 1971 ao lado de Robert Tarrant (bateria) e Char Vinnedge (guitarra).




















Participou da Charlie Daniels Band e em 1999 do álbum Midnight Daydream, de Bruce Cameron, ao lado de Mitch Mitchell, Buddy Miles, Jack Bruce e outros.
Nitro Function é bem abaixo da média, não é nem sombra de seus trabalhos com Jimi Hendrix ou até mesmo dos outros ex-integrantes mas ainda assim vale a pena dar uma escutada pois o guitarrista aqui é muito bom, apesar da qualidade sonora ser horrível.
















Quando Jack Casady saiu do Jefferson Airplane formou o excelente Hot Tuna ao lado de outro ex-Jefferson Airplane, o guitarrista Jorma Kaukonen. Banda infinitamente melhor que as encarnações da mesma época de sua ex-banda, quando usaram os nomes Jefferson Starship e Starship.
Inicialmente tinham uma proposta musical mais acústica mas caiu nas graças do rock and roll em álbuns incríveis como First Pull Up, Then Pull Down (1971), Burgers (1972) e The Phosphorescent Rat (1973).
Dono de uma pegada maravilhosa, suas linhas de baixo me fascinaram quando o ouvi pela primeira vez em Electric Ladyland (1968) de Jimi Hendrix. Após, comecei a percorrer a discografia do Jefferson Airplane e pude comprovar suas habilidades e feeling. Mas foi no Hot Tuna que a cobra fumou, uma bandaça, digna de grandes momentos nos 70's mas ainda com aquele espírito californiano, o que é legal demais.
Em First Pull Up, Then Pull Down a banda era composta por Jack Casady (baixo), Jorma Kaukonen (guitarra e vocais), Papa John Creach (violino), Sammy Piazza (bateria) e Will Scarlett (harmônica).
Estão na ativa até hoje, apesar das várias mudanças de formação, mas ainda contando com a dupla Casady & Kaukonen.
















John Entwistle
foi por toda a vida o baixista do grande The Who até seu falecimento em junho de 2002. Assim como escrevi na postagem de Who's Next (1971), a banda havia tomado gosto por uma sonoridade mais pesada. John Entwistle lançou seu primeiro trabalho solo no mesmo ano e o intitulou Smash Your Head Against The Wall.
Meu amigo e amiga, esse álbum é uma porrada na nuca! Excelente, rock and roll pesadão e, pasmem, John Entwistle cantando muito!! Além de excelente baixista também se mostra um grande vocalista.
Fico chapado quando ouço suas linhas de baixo, dentro e fora do Who: um músico virtuose dentro do rock, mas sempre com uma postura muito discreta, sem exibicionismos desnecessários, como quem diz "deixa eu quieto no meu canto que eu sei o que fazer".
Smash Your Head Against The Wall segue a mesma fórmula de sua banda em Who's Next: rock and roll maduro, honesto e vibrante. Contou com as participações de Dave Langston (guitarras), Jerry Shirley (bateria), Keith Moon e Neil Innes (percussões).
Escute a versão incrível que ele fez para Heaven And Hell, do Who. Ficou muito louca!
Um dos primeiros (talvez o primeiro) supergrupos da história do rock foi o Cream, que contava com Eric Clapton, Ginger Baker e um baixista/vocalista estupendo, chamado Jack Bruce.
Muiti-instrumentista e excelente vocalista, onde tem a mão dele pode ter certeza que a coisa sai muito bem feita.
Como poucos, Jack Bruce passeia entre o rock, o jazz e o blues com uma desenvoltura incrível e de extrema competência. Depois que o Cream encerrou as atividades em 1968, Jack Bruce partiu para a carreira solo e colaborações com outros músicos ao longo dos anos.
Harmony Row é seu terceiro álbum solo, lançado em 1971. É bem diversificado e trás a marca registrada do baixista/vocalista: rock and roll com influências de jazz e muito refinamento, como na belíssima There's A Forest.
Sua mente genial não permite que abrace apenas um estilo. Jack Bruce precisa de mais para exteriorizar sua musicalidade.
Se você procura também por algo mais, ouça Harmony Row, é um prato cheio.
Se há uma coisa que me fascina e muito no mundo da música é o cruzamento entre as bandas. Essas informações e trabalhos que cercam anos e anos de rock and roll tem valor inestimável.
Somente ouvindo muitos discos e acompanhando as informações corretas é que chegamos às preciosidades que existem por aí.
Wild Turkey é um bom exemplo disso. Para quem é fã de Rick Wakeman e Jethro Tull como eu, ficará surpreso com essa banda pois matarei dois coelhos com uma machadada.
Pois bem, como o assunto aqui são os baixistas, vamos falar do ex-Jethro Tull Glenn Cornick. Excelente baixista e figura extremamente carismática, Glenn Cornick participou dos três primeiros trabalhos do fantástico Jethro, sendo eles This Was (1968), Stand Up (1969) e Benefit (1970). Discos fundamentais em qualquer coleção.
Após sua saída do Jethro, integrou o Wild Turkey ao lado sabe de quem? Nada mais que Gary Pickford-Hopkins, vocalista que atuou em Journey To The Center Of The Earth (1975), de Rick Wakeman. Sim, aquele que possui uma voz mais aguda - a outra, mais grave, é de Ashley Holt.
Sem exageros, o Wild Turkey é genial! Os caras vem com uma proposta musical muito próxima do rock progressivo... mas não é progressivo exatamente.
Na verdade, tem um ar de Jethro Tull, afinal de contas o excelente Glenn Cornick está presente, portanto há de se suspeitar que carregue consigo a aura e a genialidade de sua ex-banda. E consegue.
Eis um dos encontros mais felizes e emocionantes do rock: Glenn Cornick e Gary Pickford-Hopkins juntos, em uma mesma banda!
Não tenho palavras para descrever a emoção que sinto quando ouço a faixa-título Battle Hymn!
Progressivo ou rock and roll bem elaborado, não importa. O fato é que a esse primeiro trabalho da banda, lançado em 1971, é fantástico e toca profundamente meu coração
O Wild Turkey era composto por Graham Williams (guitarra), Alan Lewis (guitarra), John Weathers (bateria) e Gary Pickford-Hopkins (vocais), além de Glenn Cornick, é claro.
A banda está na ativa nos dias atuais, por "parível que incressa".
Para finalizar essa postagem, temos Noel Redding e sua banda. Nada de formidável, mas bastante interesante para um músico que vivia brigando com Hendrix pois queria mais espaço na banda.
Jimi Hendrix morreu e Noel Redding nunca mais conseguiu reproduzir suas fantásticas performances ao vivo e em estúdio, desde os tempos do Experience, infelizmente.
Ainda assim, o considero um excelente músico pois fez em dois anos o que muitos não conseguiram fazer em trinta.
Em Clonakilty Cowboys (1975), Noel Redding dá vazão às suas outras habilidades, como guitarrista e vocalista. Na verdade, antes de entrar na Jimi Hendrix Experience ele já era guitarrista e foi adaptado no baixo.
Eu adoro esses guitarristas que partem para o baixo pois acabam fazendo algumas linhas muito diferentes de um baixista nato. A visão é outra, portanto o resultado final geralmente surpreende.
Seu disco não é maravilhoso, mas é o legado de um músico que teve a experiência de viver e tocar com Jimi Hendrix. Faleceu em 2003, ainda com mágoas de sua fase hendrixiniana.
Dedico essa postagem aos milhares de baixistas espalhados pelo mundo. Não importa se você é profissional ou amador: o mais importante de tudo é sempre fazer uma cama bem feita para que seu guitarrista desponte e o batera tenha segurança na levada. No final da noite o que sobra é a cerveja pois a mulherada geralmente o vocalista "rapa".

Senha (password) para essa postagem: camaradeeco.blogspot.com
Billy Cox - Billy Cox´s Nitro Function
Noel Redding Band - Clonakilty Cowboys
Jack Bruce - Harmony Row
Hot Tuna - First Pull Up, Then Pull Down
Wild Turkey parte 1 & parte 2- Battle Hymn
John Entwistle - Smash Your Head Against The Wall