Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 10 de janeiro de 2009

Jefferson Airplane - Volunteers











Volunteers (1969) é mais uma maravilha dos distantes anos 60, principalmente por ser o trabalho de um dos maiores expoentes da flower power que tomou de assalto os EUA e praticamente todo mundo, seja pela música ou expansão da mente via psicotrópicos, a luta pelos direitos de liberdade e expressão, contra o racismo e também pelo fim da guerra no Vietnam.
O Jefferson Airplane, ao lado de Grateful Dead e alguns outros, fez parte de um dos momentos mais bonitos do século passado, a contracultura.
O movimento foi tão expressivo e importante para nossa história, que mudou conceitos antiquados daquela época e foi definitivo em questões comportamentais como o sexo livre, a proliferação de certas drogas, a consciência da preservação ambiental e a individualidade de cada cidadão.
É claro que toda mudança traz boas e más consequências, não é isso exatamente que quero expor, mas o fato é que houve uma grande mudança de costumes e conceitos, e nunca a música foi tão importante para tal quanto naquela década de 60.
Ao ouvir Volunteers enxergo um pouco de tudo isso em suas canções pois é fruto dos acontecimentos de sua época, é uma fração congelada de um período em que as pessoas acreditavam que o mundo poderia ser perfeito, se houvesse amor. Mas não havia e o sonho acabou.
Esse foi o quinto álbum da banda e contém preciosidades como Wooden Ships, escrita por David Crosby e Stephen Stills, do Crosby Stills & Nash, e Paul Kantner, guitarrista e vocalista do Jefferson Airplane. Como a música foi gravada e lançada ao mesmo tempo pelas duas bandas, os créditos são para as duas.
We Can Be Together, Hey Fredrick, Good Sheperd, Turn My Life Down e o hino Volunteers são músicas marcantes dessa excelente fase da banda, que contava naquele momento com Grace Slick (vocais e teclados), Paul Kantner (vocais e guitarra), Marty Balin (guitarra e vocais), Jorma Kaukonen (guitarra e vocais), Jack Casady (baixo) e Spencer Dryden (bateria).
Após várias mudanças de formação, a banda trocou de nome várias vezes, como Jefferson Starship, Starship, Jefferson Starship - The Next Generation e se rendeu à música comercial. Por mais que tenham feito música pop de alta qualidade, nada se compara a importância musical e histórica dos primeiros anos de Jefferson Airplane.

Senha / password: camaradeeco.blogspot.com