Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Nebula - Let It Burn, Firebird - No.3, Spiritual Beggars - Ad Astra, The Mushroom River Band - Simsalabim (re-post 04/09)

Não sou fanático por Heavy Metal, na verdade, só curto mesmo Black Sabbath e Iron Maiden.
Também não me ligo na necessidade de rotular tudo, em estilos e sub-estilos, mas nunca um rótulo caiu tão bem quanto esse tal de Stoner Rock ou Stoner Metal.
Pode ser preciosismo de minha parte, mas quando li as primeiras resenhas sobre o estilo e vi o entusiasmo e promessa dos críticos, resolvi conferir alguns trabalhos e a surpresa foi grande e gratificante.
A impressão que tive foi a de que esses caras estavam chegando para salvar o rock 'n' roll. Se salvaram alguma coisa eu ainda não sei, mas o que posso dizer é que é empolgante demais, muito bem feito e não há som pesado nenhum que tenha um punch tão violento quanto essa galera do stoner tem atualmente.
Let It Burn (1997), um EP dos americanos do Nebula, foi o primeiro CD que comprei nessa praia.
Pra quem não conhece, é uma espécie de Black Sabbath muito despojado, bem do início dos anos 70.
O vocalista e guitarrista Eddie Glass não tem uma voz espetacular mas casa muito bem com o som da banda. A guitarra atolada no overdrive, o uso abusivo do wah-wah e alguns efeitos muito loucos fazem desse som algo que remete e muito aos anos 70, muito próximo até do glorioso Blue Cheer.
À epoca, completavam o time o baixista Mark Abshire e o baterista Ruben Romano. Por incrível que pareça, esses caras fizeram uma turnê no Brasil há alguns anos, inclusive tocando no Sesc de São Carlos/SP.
Um bom exemplo de banda dito pequena, mas com uma carreira muito sólida, com vários CD's no mercado, inclusive, com alguns lançamentos em LP em pleno anos 2000.

P%#@ que pariu, esses caras são demais!!! Eu não sei nada sobre eles, só o som me importa, mas tenho que escrever algo consistente, portanto, vou tentar.
Eu não sei o que acontece com esses guitarristas famosos em suas bandas de Death e Trash Metal, que resolvem respirar outros ares... logicamente que eu respeito quase todos os estilos, mas quando eles resolvem investir no bendito stoner a coisa fica boa demais.
Esse No.3 (2004) obviamente é o terceiro trabalho do grupo, muito bem acabado e rock 'n' roll demais da conta! Formado pelo ex-Carcass e Napalm Death, o guitarrista e vocalista britânico Bill Steer, o baixista Leo Smee e pelo batera Ludwig Witt, que deixaram a banda logo após o lançamento do disco, têm ainda a companhia de um piano Fender Rhodes e eventualmente um órgão Hammond, que dão um tom saudosista ao som, mas que não sei quem toca...
Enfim, baixe agora e não se arrependerá!
O Spiritual Beggars foi minha segunda investida nessa onda stoner e não me arrependi, pelo contrário, tornei-me fã da banda. Ad Astra tem uma produção luxuosa, lançado no formato digipack e acompanhado de um mini-poster, com a foto estilizada da garota maravilhosa da capa.
Formado inicialmente pelo ex-Napalm Death, Michael Amott (guitarra), Spice (vocais e baixo), Ludwig Witt (bateria) e Per Wiberg (teclados), eis mais um exemplo de um guitarrista que resolveu investir em outras praias e nos agraciou com um trabalho primoroso.
Bem mais pesado que os outros tabalhos dessa postagem (mas não menos fantástico), Ad Astra nos presenteia com um acabamento sonoro magnífico, intenso e poderoso ao mesmo tempo.
É difícil para mim escrever a respeito desse play, pois, como escrevi anteriormente, não sou fã de heavy metal, mas esse trabalho tem grande importância em minha vida.
Às vezes eu o escuto quando estou muito agitado ou quando estou muito p&%# com alguma coisa. Ainda bem que sou humano e tenho sentimentos bons e ruins, afinal, estou vivo.
Há uma música em especial nesse play que não posso deixar de mencionar: Sedated. Uma verdadeira obra-prima do metal onde Michael Amott detona em um solo incrível e a banda o acompanha em um crescendo que culmina em uma harmonia simples, porém emocionante.
Há de se lembrar que a banda era composta pelo grande (literalmente) baixista e vocalista Spice, que dava o tom às músicas do Beggars, com seu vocal rasgado e empunhava um sempre reverenciado Rickenbacker. Nem mais e nem menos, apenas heavy-rock pesadasso.
Por fim, o Mushroom River Band, outra banda pesadassa do cenário stoner, que conta com o já citado Spice nos vocais, o baixista Saso, o batera Chris Rockström e o guitarrista Anders Linusson. Simsalabim (2002) é bem mais rápido e pesado que os mencionados nessa postagem, portanto apenas recomendado à aqueles que não tem problemas cardíacos ou auditivos.
Muito próximo do Heavy Metal mas ainda com um pé no rock 'n' roll, Simsalabim mostra uma banda coesa e muito certa do que realmente querem fazer. Uma nova perspectiva do som pesado que muitos poucos se arriscam a fazer, talvez só aqueles nascidos na Suécia, sua terra natal, que nos dá frutos a todo ano nesse estilo. Parece que bandas stoner nascem em ávores naquele país.
Download Nebula - Let It Burn.
Download Spiritual Beggars - Ad Astra.
Download The Mushroom River Band - Simsalabim.
Vide comentários.