Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd Parte 6: Welcome To The Machine - Madison Square Garden, New York 02-07-1977





O Rock Progressivo mostrou ao mundo uma perspectiva inovadora e muito séria de fazer rock 'n' roll. É claro que ao longo dos anos, alguns exageros cometidos pelos grupos mais famosos do estilo deturparam o conceito de Rock Progressivo, servindo até de chacota para o movimento Punk que tomou de assalto o mundo, à partir de 1975.
Muita gente pode até não gostar de Pink Floyd, mas é fato que dentre os grupos mais famosos do estilo, o Pink Floyd está ao lado do Gentle Giant como um dos poucos que mais acertou do que errou.
Depois que lançaram Dark Side Of The Moon, um desafio muito maior foi colocado à banda, sem que tivessem tomado conhecimento do fato: como lançar um album tão bom quanto Dark Side?
Não considero Wish You Were Here melhor, e muito menos, pior que Dark Side. Apenas o acho completamente diferente. E, na minha opinião, um dos responsáveis pelo grande sucesso do disco está na figura de um integrante pouco mencionado nessa fase da banda, mas que evoluiu de maneira meteórica como músico e compositor: Rick Wright.
Wright rouba a cena em diversas passagens de Wish You Were Here, quando coloca à frente das músicas os timbres mais bonitos e singulares, arriscando-se mais atrás de seus diversos teclados. Ele não usava capas douradas como Rick Wakeman, ou apunhalava o Hammond como Keith Emerson, mas continha-se em apenas tocar muito bem seus teclados, fazendo a "cama" para Waters & Gilmour.
Wish You Were Here foi um divisor de águas na carreira do Floyd, deixando para trás o punch rock 'n' roll e apontando para uma nova perspectiva musical, mais fria, ansiosa e concisa, ainda que Shine On You Crazy Diamond seja pautada em uma base blues.
A turnê do disco "emendou" com a de Animals (meu disco preferido do Floyd, ao lado de Obscured By Clouds), dando a impressão que se tratava de uma continuação das idéias propostas pela banda, naquele período, com uma pausa apenas no ano de 1976.
Bom, não é à toa que algumas faixas de Animals foram executadas precocemente do ano de 1974, sob títulos provisórios.
Welcome To The Machine capta o Floyd executando Wish You Were Here no ano de 1977, de forma honesta e muito fiel. Infelizmente a gravação é apenas boa, pois não foi gravado da mesa de som, mas a qualidade da gravação está bem legal, por se tratar de audiência.
Já procurei demais algum bootleg dessa fase, com uma gravação perfeita, mas foi em vão. Na verdade, nem tenho conhecimento da existência de algum assim.
O bootleg consiste de:

01 Shine On You Crazy Diamond parts 1-5
02 Welcome To The Machine
03 Have A Cigar
04 Wish You Were Here
05 Shine On You Crazy Diamond parts 6-9

Download parte 1.
Download parte 2.