Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd Parte 3: Smoking Blues - Montreux 21-11-1970




Assim como postei em "Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd: Introdução", dizendo que apenas um dos sete bootlegs fora gravado de audiência, preciso fazer uma correção: o bootleg em questão seria esse Smoking Blues, mas estava errado.
Não sei nada a respeito desse bootleg, mas pesquisando um pouco, descobri que esse show foi gravado pela própria EMI e seria gravado em acetato para uma provável distribuição como material promocional da gravadora, inclusive contendo uma entrevista em francês, com David Gilmour. Ou, a EMI gravou a apresentação em dois acetatos e os distribuiriam. Também não sei dizer se todas as músicas foram gravadas no acetato ou apenas uma ou outra acompanhada da suposta entrevista.
Pelo baixo ruído da gravação, característico de velhas master tapes, me arrisco em dizer que não foi extraído dos supostos acetatos.
O fato é que essa pérola "vazou" dos arquivos da EMI e acabou caindo em mãos sagradas que o transformou em um bootleg incrível e pouco mancionado na internet.
Curiosamente, a mesma "mão sagrada" que editou o material provavelmente também fez "fezes" na elaboração da capa: como vocês podem observar acima, colocaram uma foto da fase Syd Barrett... coisas de bootleg!
O play abre com uma versão visceral de Astronomy Dominé, que coloca no bolso aquela famosa versão engana-trouxa do disco "ao-vivo-sem-platéia" de Ummagumma.
O Floyd passava por uma fase de auto-afirmação após a saída de seu líder, principal compositor e figura carismática do freak mais famoso do mundo: Syd Barrett.
Em 1970 estavam indo muito bem, obrigado, após o lançamento do audacioso e arriscado Atom Heart Mother e assentavam pedra após pedra na estrada rumo ao sucesso mundial, ou seja, houve uma evolução significativa, lançando um disco melhor que o anterior em uma escalada durante toda a década de 70, que chegou ao fim com o lançamento de The Wall.
O Floyd "manda ver" em uma versão um pouco reduzida de Atom Heart Mother, sem acompanhamentos, exatamente como a do video KQED. Fenomenal!!
Bastante interessante também, é o blues Just Another Twelve Bar, em um momento descontraído da banda, e as sempre bem-vindas Cymbaline (emocionante e melódica) e Embryo. Agora, pérola mesmo é ouvir os caras tocando More Blues, do More!! Raridade pura!! Rick Wright arregaça!!
A gravação é quase perfeita, "estourando" um pouco às vezes, mas nada que diminuir um pouco o volume não resolva. É uma presentação do Floyd que vale muito a pena.
Acho que a arte da capa confunde um pouco os fãs e acaba funcionando como repelente para quem não curte muito a fase inicial do Floyd, levando a crer que seja um show de 67/68.
Antes que eu esqueça de mencionar, esse show foi gravado no Casino do Grand Hotel, em Montreux, aquele mesmo que pegou fogo e inspirou o Deep Purple a escrever Smoke On The Water.
O tracklist dessa maravilha é composto de:

01 Astronomy Dominé
02 Fat Old Sun
03 Atom Heart Mother
04 Cymbaline
05 Embryo
06 Just Another Twelve Bar
07 More Blues

Download parte 1.
Download parte 2.