Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd Parte 5: Live At Empire Wembley Pool, Wembley 16-11-1974 (re-post 04/09)


Ouvir Dark Side Of The Moon é uma experiência extremamente prazerosa e emocionante sempre.
Cada detalhe do disco, desde a elaboração de sua capa até os efeitos sonoros que enriquecem cada música e o efeito pan dos relógios... é uma verdadeira viagem ao ouvinte, e a cada audição, principalmente com fones de ouvido, é possível descobrir novos detalhes.
Tudo é perfeito nessa obra-prima: os timbres dos instrumentos, a ligação das músicas, a equalização do som. É ridículo não dizer que esse é um dos discos mais importantes e significativos da hitória da música conteporânea, não é à toa que desfilou por mais de duas décadas na lista dos discos mais vendidos da Billboard.
A turma do Floyd foi muito feliz na elaboração e concepção de Dark Side, em um esforço comunitário onde cada integrante desempenhou um trabalho além de simplesmente tocar seu instrumento, mostrando que ali estavam quatro músicos preparados para o estrelato mundial que veio a seguir, mas que não deixavam de simplesmente vestir camiseta e fazer compras em um super-mercado qualquer, afinal de contas eram pessoas quase comuns, a não ser pelo fato de serem "um Pink Floyd".
Conheço muita gente que não gosta de gravações ao vivo, preferem os discos de estúdio. Particularmente, ouvir um disco ao vivo é comprovar se a banda é boa mesmo ou não. Ultimamente estou tentando mudar esse meu conceito, pois existem muitos músicos e bandas que não tocam ao vivo e nem por isso não são músicos bons.
Mas o legal de ouvir uma gravação ao vivo é tentar assimilar o que realmente estava acontecendo ali, naquele instante: a vibração da platéia, a resposta e comportamento dos músicos, e a coisa mais legal de estar em uma banda, o trabalho em conjunto para fazer música para um monte de gente apreciar e curtir na platéia. Não há segredo na música, além disso.
Há muito tempo eu procuro por esse bootleg e só recentemente o encontrei. Eu tinha uma outra versão incompleta, ou seja, somente com o Dark Side, mas esse aqui tem Echoes também.
Esse show foi transmitido pela BBC, portanto a gravação é primorosa.
1974 foi o último ano que o Floyd tocou Dark Side na íntegra, voltando a executá-lo novamente apenas 20 anos depois. A banda está impecável, tocando Dark Side fielmente e a platéia interagindo com os músicos a todo instante. Realmente emocionante e vibrante... um bootleg marcante.
Não vou me atentar aos detalhes, pois eu tenho certeza que você vai baixar agora esse play e terá suas próprias impressões a respeito, mas só quero dizer que em Echoes há uma surpresa incrível: invés do solo de guitarra, o bom e velho Dick Parry detona em um solo maravilhoso de sax, enquanto a banda toca a música na "moralzinha".
As maravilhas de Empire Wembley Pool 1974:

01 Speak To Me
02 Breathe
03 On The Run
04 Time / Breathe (Reprise)
05 The Great Gig In The Sky
06 Money
07 Us And Them
08 Any Colour You Like
09 Brain Damage
10 Eclipse
11 Echoes

Vide comentários.