Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Manassas - Live At Concertgebouw, Amsterdam, Holland, March 22, 1972






















Essa postagem só foi possível graças à um sujeito chamado Stephen, do BigO. Procurei por tempos esse bootleg do Manassas, sem sucesso, e o encontrei no BigO. Infelizmente (ou felizmente) cheguei tarde demais e os arquivos não estavam mais disponíveis.
Entrei em contato via e-mail e o Stephen os disponibilizou por algumas horas.
Gravado em 22 de março de 1972 e transmitido por uma rádio holandesa, esse bootleg do Manassas é incrível por sua impecável qualidade sonora, importância histórica, por se tratar de um registro ao vivo do Manassas, e pela imensa dificuldade em encontrá-lo na internet.
Primeira apresentação da banda (formada por Stephen Stills em 1971, então integrante do Crosby, Stills, Nash & Young) aconteceu dois meses antes do lançamento do debut, simplesmente intitulado Manassas.
Stills não foi "fominha" no Manassas: divide as composições com o restante da banda - sete ao todo, incluindo ele - e também os vocais com o guitarrista Chris Hillman.
Nesse show, o Manassas apresenta músicas de seu futuro lançamento, canções do CSN&Y e músicas da carreira solo de Stills, em especial, do album Illegal Stills (1971).
Ele também não foi nada bobo, reuniu excelentes músicos para formar uma verdadeira super-banda, afinal de contas a concorrência no cenário rocker da época era enorme, haja visto que os Stones estavam em uma fase espetacular com Mick Taylor na guitarra e o Allmam Brothers e Grateful Dead arrebanhavam cada vez mais seguidores em seus shows intermináveis.
Na verdade, é muito chato resenhar um album ao vivo, oficial ou não, por se tratar de um trabalho realizado em uma tarde, uma noite.
Tão logo devo postar o album Manassas aqui, cercado de suas histórias e sonoridade que o fazem tão importante, agradável e especial.
É importante salientar que um bom disco só é bom, quando vem recheado de histórias e mitos que mistificam e colorem suas canções. Isso não é via de regra, mas é apenas minha humilde opinião quanto aos discos que "degusto".
Houve uma dificuldade considerável em postar esse play, portanto baixe-o agora e garanta a diversão e felicidade de seu próximo final de semana!
Manassas Live At Concertgebouw é um registro emocionante e capta fielmente uma banda ao vivo que teve uma vida breve, porém emocionalmente intensa - não foi uma banda qualquer.
Dedico essa postagem ao meu amigo Marinho Zamarian, que apresentou o Manassas à mim, a long, long time ago.
O disco é duplo, a gravação é excepcional, exceto a última música, Find The Cost of Freedom, que foi gravada de audiência e nem sei ao certo, se faz parte da mesma apresentação. Contém a arte da capa e contra-capa e o tracklist é:

CD1
01. Rock & Roll Woman
02. Bound To Fall
03. Hot Burrito #2
04. It Doesn't Matter
05. Go Back Home
06. Change Partners
07. Know You Got To Run
08. 4+20
09. Intro To Blues Man
10. Blues Man
11. Word Game
12. Do For The Others
13. Move Around
14. Both Of Us (Bound To Lose)
15. Love The One You're With
16. He Was A Friend Of Mine

CD2
01. Fallen Eagle
02. Hide It So Deep
03. Johnny's Garden
04. Don't Look At My Shadow
05. Sugar Babe
06. Four Days Gone
07. 49 Bye-Byes / For What It's Worth
08. Song Of Love
09. Rock & Roll Crazies
10. Cuban Bluegrass
11. Jet Set (Sigh)
12. Anyway
13. The Treasure
14. Find The Cost Of Freedom

Download parte 1.
Download parte 2.