Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd Parte Final: Melbourne Soundboard 19-02-1988




Você vai esquecer Delicate Sound Of Thunder depois que ouvir Melbourne Soundboard!
Esse bootleg possui uma gravação simplesmente excelente, só o volume que é um pouquinho baixo, mas nada que comprometa a qualidade final.
Quando o Pink Floyd lançou Delicate Sound Of Thunder, em meados de 1988, um amigo meu roubou de seu irmão o disco 1 e o escutamos até acabarmos com o LP. Era a única coisa de Pink Floyd que tínhamos para ouvir naquele momento. Em 1989 descobri Animals, The Wall e assim começou minha vida rock 'n' roll, aos 12, 13 anos de idade.
Por muitos anos eu detestei essa fase do Floyd, pelo simples fato de Roger Waters não fazer parte dela. Fiquei mais velho, mais "calejado" e hoje em dia eu adoro ouvir A Momentary Lapse Of Reason.
Consegui vencer o bolor da idéia de Waters não estar ali, e o fato de serem acompanhados por praticamente uma segunda banda. Eu considerava absurda a idéia de "tocarem suas músicas acompanhados por outros músicos, sendo que 'antigamente' tocavam acompanhados no máximo, por um guitarrista, um saxofonista e backing vocals".
Mas eram os anos 80, A Momentary Lapse Of Reason era um album sofisticado (não chega a ser progressivo) e sua execução ao vivo e fiel exigia mesmo o esforço e colaboração de mais músicos.
A única presença que contesto até hoje é a do tecladista Jon Carin. Ainda acho que Rick Wright daria conta do recado sozinho...
Esse time de futebol no palco só não conseguiu executar o maior hit da banda, Another Brick In The Wall Part II. A versão ao vivo é chata pra caramba, sem graça e burocrática. De resto, tudo é muito legal.
Quando a turnê começou em agosto de 1987, no Canadá, o Floyd abriu alguns shows com Echoes, em versões inspiradíssimas e emocionates, afinal de contas faziam 10 anos que não a tocavam. Mas Gilmour não deve ter gostado muito do resultado final e logo a sacou do set list e tratou de colocar outra pérola em seu lugar: Shine On You Crazy Diamond.
Nos últimos meses, procurei insistentemente algum bootleg gravado de mesa de som, que registrasse algum dos 12 shows em que o Floyd tocou Echoes, mas cheguei à conclusão que até o presente momento não surgiu alguma gravação dessa qualidade. Baixei alguns, mas todos de audiência, até que um dia encontrei esse Melbourne Soundboard e um outro também excelente, intitulado Live At The Orange Bowl - Miami, November 1, 1987. Inclusive, se alguém quiser, posso postá-lo aqui no Câmara, pois é excelente.
Vários pontos significativos fazem de Melbourne Soundboard um bootleg primoroso: primeiro o tesão da banda em voltar a tocar juntos; segundo, a inegável qualidade e perfeição com que executavam as músicas; terceiro, a ansiedade e satisfação da platéia em assistir ao show do Pink Floyd e, por fim, a execução quase na íntegra de A Momentary Lapse Of Reason e as presenças de Welcome To The Machine (incrível!!!), One Of These Days, On The Run e Us And Them.
Se você não gosta dessa fase, não há o menor problema nisso, mas quem sabe, se você ouvir esse bootleg, não acaba vendo o Floyd 80's com outros olhos...
Termina aqui uma série de postagens dedicadas à uma das bandas mais querida (e detestada) do mundo musical.
Dedico essas postagens, em especial, à um grande amigo que já se foi, viciado em Floyd, e à você, que teve a paciência e interesse em acompanhar essa pequena odisséia.
Melbourne Soundboard é formado por:

CD1
01 Shine On You Crazy Diamond
02 Signs Of Life
03 Learning To Fly
04 Yet Another Movie
05 A New Machine (part 1)
06 Terminal Frost
07 A New Machine (part 2)
08 Sorrow
09 The Dogs Of War
10 On The Turning Away

CD2
01 One Of These Days
02 Time
03 On The Run
04 Wish You Were Here
05 Welcome To The Machine
06 Us And Them
07 Money
08 Another Brick In The Wall Part II
09 Comfortably Numb

Download parte 1.
Download parte 2.
Download parte 3.