Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Os Sete Melhores Bootlegs do Pink Floyd Parte 2: BBC Archives 1970-1971



















Quando eu era adolescente eu sonhava com duas coisas: a minha primeira transa e comprar um vinil pirata do Floyd! Ainda bem que as duas coisas não demoraram a acontecer: com o primeiro salário que recebi em meu primeiro emprego, corri até a Galeria do Rock e acertei em cheio na compra.
Naquela ocasião comprei um vinil duplo e colorido chamado Atom Heart Mother Goes On The Road, que nada mais é do que esse BBC Archives, só que com duas músicas a menos.
Quando eu coloquei a bolacha no toca-discos uma satisfação e prazer tomaram conta de mim porque a qualidade da gravação "só" era perfeita!
Como qualquer outro bootleg, esse aqui foi relançado sob vários outros títulos e de diversas formas diferentes, ou seja, total e parcial, em vinil e em CD.
Mas esse BBC Archives traz duas apresentações na íntegra, no Paris Cinema em Londres e apresentadas pelo DJ da BBC, John Peel: uma em 16 de julho de 1970 e a outra em 30 de setembro de 1971.
Esse bootleg é espetacular em todos os sentidos: a gravação é cristalina e o Floyd está tocando muito. Vamos e covenhamos, o Floyd ao vivo nunca foi uma excelente banda, tecnicamente falando. Waters sempre deu umas escorregadas na afinação e de vez em quando entrava fora do tempo em uma música aqui e acolá. Na turnê de 75 e 77 foi a vez de Gilmour dar umas pisadas na bola quanto à afinação, principalmente nos backing vocals de Have A Cigar... mas tudo bem, acontece.
Entretanto, em BBC Archives os caras estão tocando muito! É emocionante ouvir a banda abrindo a apresentação com Embryo, em uma versão incrível! Sem contar que há também as ótimas Fat Old Sun, com um solo de Gilmour melódico demais, muito bonito mesmo, e Green Is The Colour.
O grande barato está no fim do disco 1, onde a banda apresenta Atom Heart Mother na íntegra, inclusive com uma sessão de metais e corais e todos os efeitos sonoros da versão em estúdio. Mágico!
A apresentação de 71 abre com Fat Old Sun, mas as novidades são as músicas de Meddle, que na minha opinião resumem muito bem o que é Rock Progressivo: One Of These Days e Echoes.
Sou fanático por Gentle Giant, King Crimson, Yes, ELP e Genesis, mas Echoes é a obra máxima do Rock Progressivo.
Seu desenvolvimento em um único tema, simples inclusive, de fácil execução mas que traz para mim uma saudade de algo que eu nunca vi ou vivi, não sei explicar... e o baixo marcante de Waters, sempre pulsante enquanto Wright marca os contra-tempos da música com seu órgão Farfisa e Gilmour usando e abusando do delay e do overdrive... volto para minha adolescência e lembro que eu queria ser o próprio Roger Waters tocando um Fender Jazz Bass!
Detesto esse rótulo de space rock muitas vezes aplicado ao som do Floyd mas Echoes me transporta para uma dimensão que não é a que vivemos, e que deve estar tão longe ou tão perto daqui.
Tracklist:

CD1:
01 Openning Speech
02 Embryo
03 Fat Old Sun
04 Green Is The Colour
05 Careful With That Axe, Eugene
06 If
07 Atom Heart Mother

CD2:
01 Fat Old Sun
02 John Peel Announcement
03 One Of These Days
04 Embryo
05 Echoes
06 Blues

Download parte1.
Download parte2.