Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sábado, 31 de maio de 2008

Thousand Days Of Yesterdays - A Tribute To Captain Beyond / Schizoid Dimension - A Tribute To King Crimson (re-post 04/09)

É claro que, de uma forma geral, os tributos não são melhores que a obra original de um determinado músico ou banda, mas são no mínimo interessantes e servem de ponte para a descoberta de novas bandas. Foi através de um tributo ao Yes, por exemplo, que eu comecei a curtir o Cairo, excelente banda progressiva dos EUA, com uma postagem aqui no Câmara, inclusive.
Em 1999 a gravadora sueca Record Heaven colocou no mercado um tributo audacioso ao Captain Beyond. Digo audacioso por vários motivos: homenageia uma banda quase esquecida no meio musical, de pouquíssima expressão comercial e condenada ao esquecimento total, se não fosse a ajuda da internet, onde sua obra começou a ser difundida entre as novas gerações de fãs que ouviram falar agum dia em Captain Beyond, "a banda do ex-vocalista do Deep Purple".
Serei incisivo agora: e porque a Record Heaven decidiu fazer um tributo ao Captain Beyond, somente com bandas suecas? É simples: por que Captain Beyond (1972), primeiro album do Captain Beyond, é o MELHOR e MAIOR album de hard de todos os tempos!!! Não tem Deep Purple, Black Sabbath ou Led Zeppelin que cheguem perto - me desculpem os fãs dessas bandas, afinal de contas também sou fanático por elas.
O Captain Beyond é uma das bandas mais injustiçadas de sua época, não tiveram o apóio de público e crítica, passaram por problemas de formação e sua proposta musical que difundia o hard com pitadas progressivas sem teclados não foi assimilida na época.
Muitos anos passaram e o Captain Beyond tornou-se uma das bandas mais cult no meio musical, estimulando até seu retorno há alguns anos, infelizmente sem o excelente vocalista Rod Evans.
A Suécia é praticamente o berço do Stoner Rock, por isso a iniciativa da gravadora em fazer um tributo só com as bandas de lá.
Se você é fã de Captain Beyond, não deixe de ouvir esse incrível tributo, que conta com a presença de muitas bandas fantásticas, dentre elas o Pentagram, Standarte, Lotus, Flower Kings, Five Fifteen, tocando Captain Beyond na íntegra. Há alguns bonus muito legais, com bandas suecas cantando em sua língua natal, inclusive uma delas, o ZoomlenZ, conta com a participação do excelente Willie Daffern, segundo vocalista do Captain Beyond.
Caça-níquel não é, porque se trata de um tributo ao King Crimson, uma das bandas mais anti-comerciais do mundo. Portanto, a iniciativa do selo Purple Pyramid, uma subsidiária da Cleopatra Records, com esse Schizoid Dimension (1997) é mesmo homenagear a obra de uma das bandas que mais contribuiu e ainda contribui para a música, com seus trabalhos impactantes e que influenciou no mínimo 9 entre 10 músicos questionados quanto às suas preferências musicais. Sempre algum album da banda é mencionado, independente da formação, afinal de contas o Crimson é uma banda que já explorou quase todos os cantos do vasto universo musical. É até limitador chamá-los apenas de progressivo, sabendo que sua obra musical já ultrapassou há muito tempo as barreiras do próprio Rock Progressivo e hoje se encontra em um plano muito além do planejado pela própria banda - vide os inúmeros projetos paralelos e colaborações de seus integrantes e ex-integrantes com tantos outros músicos e bandas.
Nesse tributo há altos e baixos, é claro, mas posso citar alguns exemplos muito bons, como o Controlled Bleeding detonando em Talking Drum, o Brand X mandando muito bem em Neal and Jack and Me, Alien Planetscapes fazendo uma versão fantástica de A Sailor's Tale e o Solid Space em uma versão fidelíssima e linda de In The Wake Of Poseidon - nem dá para acreditar que não é Greg Lake quem está cantando.
Por fim, David Cross, ex-violinista e tecladista da banda, contribui com uma versão editada de Exiles, de seu album solo Exiles (1997), onde John Wetton participa cantando.

Download Schizoid Dimension - A Tribute To King Crimson.
Vide comentários.