Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Clearlight - Forever Blowing Bubbles (com David Cross)






































David Cross foi integrante do King Crimson entre os anos de 1972-74, a fase mais poderosa e visceral do velho "Crimso".
Logo após a dissolução da banda, David participou de inúmeros projetos em parceria com outros músicos e também como músico convidado, como foi o caso da banda francesa Clearlight.
Em 1975 o grupo lançou seu segundo trabalho, esse aqui postado, com a participação especial de David Cross (violino) e outros.
Saudosismo de minha parte? Claro que sim, adoro gente como Cross, Jean-Luc Ponty e Eddie Jobson, com seus violinos mágicos e inspirados.
Mas o fato é que o disco é excelente e Cross destrói no álbum. Em alguns momentos seu violino soa como uma guitarra envenenada, tamanha energia e fúria de nosso amigo.
O Clearlight contava em sua formação com o mentor Cyrille Verdeaux (teclados), Bob Boisadan (teclados), Joel Dugrenot (baixo/vocais), Christos Stapiponopulos (bateria), Jean-Claude D'Agostini (guitarra) e Francois Jeanneau (sopros).
Cross estava cercado de excelentes músicos, nada de barulhinhos e sonzinhos típicos de "músico cabeça" que só olha para o próprio umbigo. O que se ouve em Forever Blowing Bubbles é rock progressivo objetivo, consistente e muito bem arranjado, pautado em sintetizadores e solos de violinos e instrumentos de sopro, alternando momentos tranquilos e ataques sonoros intricados.

Senha/password: camaradeeco.blogspot.com