Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Jimi Hendrix - The Legendary Star-Club Tapes - Funkhaus, Germany 18-03-1967







Os únicos pesares desse registro são a duração curta (cerca de 19 minutos) e o fato da qualidade de gravação ser apenas boa. Levando-se em consideração de que se trata de um registro de 1967 proveniente de transmissão de rádio, essa perda sonora acaba sendo irrelevante e nada atrapalha a apreciação da apresentação.
O Star-Club existiu em um antigo cinema em Hamburgo, na Alemanha, entre os anos de 1962 e 1969, onde apresentaram inúmeras bandas e músicos, principalmente os ingleses (era uma espécie de obrigação naquela época as bandas inglesas adentrarem o território alemão).
Os shows eram transmitidos pela rádio britânica BFBS, situada ao norte da Irlanda, e tinham como apresentador Chris Howland em seu programa Saturday Club. Em algumas ocasiões, até oito bandas se apresentaram em uma única noite, inclusive os Beatles passou por lá, no início de sua carreira.
Jimi Hendrix Experience se apresentou no dia 18 de março de 67, quase dois meses antes do lançamento de seu primeiro álbum Are You Experienced, portanto o repertório é pautado nas canções desse álbum.
O registro capta fielmente a fúria e poder de fogo do maior power trio da história do rock, em uma apresentação quase selvagem onde o baterista Mitch Mitchell toca tudo e mais um pouco, Noel Reding se vira para fazer a cama para Hendrix desfilar seus riffs e solos envenenados.
Quem não curte Hendrix talvez nem perceba a importância desses primeiros registros, mas volte no tempo e tente imaginar o impacto que a música do trio deve ter causado nas pessoas quando ouviram no começo do ano de 67 essa nova modalidade de rock 'n' roll.
Parece pouco, mas foi por aí que a história da música começou a tomar novos rumos.

Tracklist:
1. Intro
2. Foxy Lady
3. Hey Joe
4. Stone Free
5. Fire
6. Purple Haze

Senha/password: camaradeeco.blogspot.com