Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Jimi Hendrix - Maui, Hawaii 30-07-1970
















Tudo novo: banda nova, nome novo e músicas novas. Foi assim que Hendrix adentrou 1970, com muito gás e vontade de tocar.
Ele tinha muitas idéias e inúmeros projetos para o futuro próximo, como dizem relatos de pessoas muito próximas a ele. Reza a lenda até que estaria planejando algumas jams e possivelmente um álbum em parceria com Miles Davis (o que não seria algo impossível).
Sua nova banda era a Band Of Gypsys, ou “Gypsys”, como gostava de chamá-la às vezes. Foi a primeira vez que Hendrix teve uma formação totalmente afro descendente. E que formação! Billy Cox no baixo e Buddy Miles na batera, que ainda fazia alguns vocais de arrepiar.
Confesso que sou fã de tudo do Hendrix, mas tenho um carinho especial pela Band Of Gypsys. Para mim não é melhor e nem pior que o Experience, mas ela tem um acento funky do qual gosto muito e isso não fez com que ele perdesse sua fúria e selvageria ao tocar guitarra, era apenas mais um elemento em sua música.
Em Maui poderemos curtir suas novas músicas, como as matadoras Ezy Rider, Dolly Dagger, Straight Ahead, Beginnings e uma de minhas preferidas, Freedom.
Pronto, as pedras foram lançadas e Hendrix preparava seu próximo álbum, possivelmente um LP duplo.
Material muito bom não faltava, como podemos ouvir no bootleg Maui e também em discos oficiais como Band of Gypsys (1970) e Live At The Fillmore East (1999).
Esse álbum inacabado veio à luz com o lançamento de The First Rays Of The New Rising Sun, em 1997.
Tudo apontava para um novo direcionamento musical, mas Hendrix sempre foi muito imprevisível e surpreendia os fãs com um lançamento melhor que o outro.
Infelizmente não houve tempo para concluir o quarto trabalho, pois faleceu ainda em 70, em 18 de setembro, deixando uma eterna lacuna no mundo da música e uma pergunta que muitos ainda fazem: o que teria feito nos anos seguintes se estivesse vivo?
Uma coisa é fato: o que fez musicalmente e artisticamente em quatro anos foi o suficiente para mudar drasticamente o conceito musical dos anos seguintes e sua obra, técnica, visão e atitude influenciou e ainda influencia os milhares de músicos espalhados pelo mundo, ainda hoje.
Termina aqui essa pequena série de postagens dedicadas àquele que fez a coisa acontecer quase sem querer.
Valeu Jimi, você é nosso legítimo guitar hero e sua música permanecerá para sempre no lado esquerdo do peito.

Tracklist:
01 Spanish Castle Magic
02 Dolly Dagger
03 Villanova Junction Blues
04 Ezy Rider
05 Freedom
06 Beginnings
07 Straight Ahead
08 Hey Baby ~ Midnight Lightning
09 Race With The Devil ~ Drum Solo
10 Stone Free

Senha/password: camaradeeco.blogspot.com