Os princípios do Câmara de Eco.

A finalidade do Câmara de Eco é funcionar como modesta referência para aqueles que procuram novos e velhos sons, publicando informações e indicando bons trabalhos merecedores de audição mais atenta.
Da mesma forma que um amigo empresta um CD a outro, faço questão de apresentar a você, internauta amigo e amiga, boas amostras de rock, jazz, progressivo, blues e folk, e com isso, espero, possamos divulgar a música vista como forma de arte e não como um produto qualquer dentro de uma caixinha acrílica.
Abraços e boa diversão!
Lucon

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Ragnarok - Nooks



















Sonzeira! Simplesmente legal demais esse álbum dos neozelandeses do Ragnarok.
Esses feiosos lançaram Nooks em 1976, segundo e último trabalho da banda progressiva formada em 1974 em Auckland e dissolvida em 1977. Carreira muito curta para uma banda com idéias bem desenvolvidas.
O som do grupo é bem melódico e em várias passagens lembra um pouco a sonoridade do Pink Floyd e Genesis era-Peter Gabriel. Mas isso não tira o brilho de Nooks, afinal de contas muita gente foi influenciada pelos primeiros progressivos da década de 70.
O Ragnarok era formado por Ramon York (guitarra e vocais), Ross Muir (baixo e teclados), Mark Jayet (bateria, baixo e guitarra) e André Jayet (teclados e bateria).
Ouvindo a belíssima canção Paths Of Reminiscence e sabendo que são originários da Nova Zelândia, logo me veio à cabeça algumas cenas da trilogia O Senhor Dos Anéis. Pura viagem, claro!
Progressivão gostoso e extremamente prazeroso, cheio de colagens sonoras a la Pink Floyd, como na formidável The Voisung, uma pequena obra de arte que me faz sentir muito orgulho dessas bandas perdidas no passado, com seus sons e timbres analógicos.
Quer viajar legal? Ouça a instrumental Nooks no volume máximo e delire com os synths invadindo os cômodos da casa.

Senha/password: camaradeeco.blogspot.com